Nascimento do Partido dos Trabalhadores
        

         O PT atualmente está ganhando cada vez mais espaço no cenário político brasileiro, temos como exemplo, nossos dois últimos presidentes da Republica que eram representantes do PT, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, também podemos citar o carioca que é Governador o estado da Bahia, Jaques Wagner. 

            O partido político brasileiro mais conhecido pela sua sigla PT tem o nome, Partido dos Trabalhadores. O PT foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, por alguns dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados á Teologia da Libertação (pregava a libertação das injustiças sociais e econômicas) que no total formaria 1200 pessoas, no Colégio Sion, em São Paulo. O PT surgiu dentro do espaço político que ficou vazio após a repressão do regime militar, logo que nasceu já se apresentava como um partido de esquerda que defende o socialismo como forma de organização social, somando a isso, começou uma greve dos metalúrgicos em 1980, devido o assassinato de um operário.



            Sua fundação ocorreu com a promessa de que o partido trabalharia de forma socialista democrática, e que seria uma forma diferente de fazer política, ou seja, fazer uma política virada totalmente para os direitos do trabalhador brasileiro. Na época do seu nascimento os trabalhadores brasileiros passavam por uma difícil fase, que era o Regime Militar, por isso temos uma idéia do porque que o PT é um partido de esquerda, devido ter nascido no meio de um regime militar.


            Ainda em 1980, o Partido dos Trabalhadores teve relações com os partidos comunistas que governavam países do sindicalismo real como União Soviética e Cuba, essa relação entre eles, ajudou a criar a Central Única dos Trabalhadores, que é o grupo que faz a intermediação dos sindicatos e o Governo do Trabalho. O grupo é muito forte, exemplo disso é que o ex-presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva pertenceu a ele.    





          Lula, o sindicalista
                                                                                                         Dilma, no início do PT.



                                                                                
                                                                         Autor: Albert Mattos e Tharcisio Sena.