Quaresma- Mitos e Lendas

 A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas e termina na sexta-feira santa. O período desses quarenta dias é essencialmente um tempo, para os cristãos refletirem, orarem, pagar ou fazer promessas e outros sacríficos para Deus. A Quaresma é um período de quarenta dias, em que muitas pessoas fazem jejum, deixam de comer devidos alimentos, por acharem que não é correto e pelo fato de ser considerado um período de respeito.
     A Quaresma possui muitos mitos, alguns deles são que, nesse período os espíritos ficam alvoroçados e aparecem assustando as pessoas. Tem-se até uma história de um moço, alto e forte, que trabalhava de ajudante de coveiro no cemitério, e segundo o coveiro o seu ajudante costumava fazer piadas, para com os mortos, e ele sempre o orientou a parar com essas atitudes, mas o rapaz não dava ouvido. Certo dia o rapaz encontrou um cordão de ouro no chão do cemitério e sem mal algum pegou e levou para casa, mas no outro dia uma sexta-feira santa ele faltou o serviço e o coveiro achou estranho, pois ele não era de faltar, daí então o coveiro foi a procura do rapaz, mas a família também não sabia onde o encontrar, passando-se alguns meses a família o encontrou em uma região distante e sem saber o próprio nome e nenhuma informação a seu respeito, ele só teve paz quando o cordão foi devolvido ao local onde foi encontrado. Esse é um exemplo de um mito quaresmal, e mostra que não se deve fazer brincadeiras de mal gosto com ninguém, inclusive com os mortos, pois esse é um período de reflexão.
     Além de mitos na quaresma ouve-se falar muito em lendas, um exemplo de lenda que se acredita que aconteça na quaresma é a lenda do Lobisomem. Reza a lenda que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem ou se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem. Existem também versões que falam que, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta. Na lenda conta-se que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue, Mas ao raiar do sol volta a sua forma humana. Na Quaresma as pessoas antigamente, tinham medo de sair de casa a noite, até dormiam mais cedo do que o de costume, para não ver a aparição do Lobisomem, mas atualmente está um pouco diferente, as pessoas não tem mais o mesmo medo que antigamente, pois como o nome já demonstra é uma lenda, e não é algo que se possa afirmar com total certeza.
Autoras: Sara Beatriz, Mylena Mascrenhas e Steffane Luana.