DIVINAS: As Deusas do Olímpio.



 

As deusas viviam em um local que chamavam de Olimpo. Primitivamente, essa morada era localizada no alto do Monte Olimpo, na Tessália, mas logo passou a ser situado entre as nuvens, em algum misterioso lugar do céu, e a palavra “Olimpo” tornou-se uma verdadeira abstração.
Ártemis a Deusa das florestas, da caça e dos animais selvagem aos seus papéis , pois no tempo em que ela era Deusa da caça, protegia os animais; ela também protegia os partos. Descreviam-na como uma mulher alta, possuía arco e flecha e ao redor de si tinha uma matilha.

Afrodite a Deusa do amor, beleza e êxtase sexual. De origem asiática, os seus símbolos eram delfim, o pombo, o cisne, romã e a limeira. Zeus resolveu casá-la com Enfesto, deus do fogo, mas não deu muito certo.
 Hera a rainha dos deuses, filha dos Titãs Cronos e Réia, irmã e esposa de Zeus. Era uma deusa que protegia o casamento e as mulheres casadas. Uma esposa ciumenta, que frequentemente perseguia as amantes de Zeus e seus respectivos filhos.
Demeter era a deusa da semeadura e da colheita, irmã de Zeus. Mãe de Perséfone. Ficou profundamente abalada quando sua filha foi levada por ao mundo de Hades. Em sua tristeza, não permitiu que a terra produzisse mais nada enquanto não tivesse sua filha de volta. Finalmente Zeus concordou que ela deveria voltar, com a condição de não comer nada em Hades. Mas ao oferecer a ela uma romã, Persefone comeu alguns grãos. Então ficou decidido que ela passaria metade do ano com Hades e outra metade com sua mãe. Quando ela ficava lá, na terra era inverno e quando ela voltava a primavera reinava na terra.
Atena a deusa da sabedoria, filha de Zeus e de sua primeira mulher, Métis, deusa da prudência. Armada e coberta com o elmo do saber. Ganhou de presente o templo mais importante, o Partenon, por ter dado de presente aos atenienses a árvore da oliveira. Era principalmente a deusa das indústrias, das artes, das artes agrícolas, do artesanato feminino, da arte de tecer e fiar.