Brincando na história: A Evolução da Diversão



Brincar, brincar é o ato de diversão, distração, Como fazem as crianças. Crianças! Qual seria a importância da brincadeira do ato de brincar para uma criança? A importância é, que ao brincar a criança percebe que é um ser, no mundo numa relação pessoal e de grupo. Assim como, é através da brincadeira que a criança aprende a se adaptar e ingressar no mundo das regras, estimulando o seu conhecimento.

A infância é umas das fases mais mágicas onde a criança vive num universo das descobertas e aprendizado, sendo a brincadeira o elemento determinante. Assim sendo, o brinquedo, torna-se o maior parceiro das brincadeiras. Hoje existem várias formas e figuras de diversos personagens diferentes. Segundo a história, os brinquedos surgiram com passar do tempo, e com o desenvolvimento da sociedade, dessa forma  sempre foram usados pelo homem como relação no mundo que está ao seu redor.

 Entretanto torna-se necessário refletir a lógica, bem como o desenvolvimento do raciocínio e daquilo que o indivíduo entendia do ambiente em que fazia parte. Os brinquedos eram frutos do que se compreendia da natureza e de sua interação com ela. Foi dessa forma que surgiram brinquedos como o pião, inventado e usado como instrumento de adivinhação, capaz de recriar o movimento dos astros, interpretar o que aconteceria no futuro breve e descobrir como seria o tempo. Ao passar deste houve uma mudança na sociedade, e os brinquedos passaram a servir apenas para a diversão. Outro ponto relevante são as mudanças que os mesmo exercem em relação a sociedade atual. Num passado não muito distante as crianças brincavam de cantigas de roda, esconde – esconde na rua, principalmente em noites de luar.

Atualmente as crianças não brincam mais na rua, pois a violência é muito grande, e existem tecnologias que substituem as brincadeiras, tais como: os vídeos games, computador e as redes sociais que entretém a criança, mas ao mesmo instante que a mantém ligada ao mundo globalizado, logo a mantém isolado das demais pessoas, perdendo todo o aprendizado que as brincadeiras trazem para elas. Tão necessárias para formação de uma pessoa coerente.