SANTALUZ: A HISTÓRIA QUE SE CONTA


Tudo começou em uma fazenda chamada Santa Luzia, pertencente a uma viúva portuguesa, que vendeu a fazenda ao Senhor Antônio Lopes da Silva. Depois de algum tempo, veio a nascer o seu filho Manoel Lopes que se casou com a Sr. Mariquinha , cujo nasceram doze filhos, 10 mulheres e 2 homens : José Lopes e Joaquim Lopes.
       
     
         Joaquim construiu uma fazenda  nas terras do seu pai, onde conhecemos como Morro dos Lopes. E José Lopes, continuou a morar  na mesma fazenda de seu pai, onde hoje é a estação ferroviária. Com a  chegada da estrada de ferro, mudou-se a fazenda para onde é hoje a casa de seu Manú, e com isso a chegada de muita gente e as irmãs de José , foram se casando. E cada vez mais, foi se expandido a população, até que passou a ser Vila Santa Luzia, da comarca de Queimadas.

      Em 18 de Julho de 1935, Santa Luzia passou a ser cidade e em 1º de Setembro do mesmo ano, foi dada a posse do primeiro prefeito o Sr. Ezequiel Cardoso. Posteriormente no governo de Getúlio Vargas, passou a se chamar Santa Luz, por já existia em Sergipe uma outra cidade, causando grande problema , porque as cartas quase sempre eram trocadas.

Será que foi tudo tão simples assim?

      Alunas: Mylena Mascarenhas e Steffane Santana.