Bloqueio Continental




   O Bloqueio Continental foi uma medida autoritária tomada por Napoleão Bonaparte com o objetivo de enfraquecer a economia e a capacidade industrial e bélica das Ilhas Britânicas, através do fechamento de todos  portos europeus. Porém, muitos países dependentes dos produtos manufaturados ingleses,de início, se opuseram ao bloqueio. Na verdade com exceção de Portugal e através de acordos todos cederam. Assim, para encarar o poder de Napoleão,a Inglaterra forma alianças, com Áustria e Rússia.

A partir de 1805 iniciam-se as batalhas, a de Trafalgar onde os franceses foram derrotados no mar pelos ingleses, a de Austerlitz onde as tropas franceses vencem a Áustria e a de Iena, onde prussianos são derrotados pelos franceses.

Após uma sequência de vitórias armadas, Napoleão vence diplomaticamente, depois de dominar os russos na Polônia, obriga-os a cumprir com o bloqueio continental, através do Tratado de Tilsit. Como dito acima, Portugal não demonstrou sua oposição ao bloqueio, por sua extrema dependência da  Inglaterra, e justamente por esse fato que a corte portuguesa muda-se para o Brasil.

A Inglaterra reage, capturando navios e suas cargas que iam em direção aos portos franceses, estes que eram vendidos em leilões. Por consequência houve o desaparecimento de produtos industrializados nos países que aderiram ao bloqueio. Todas essas atitudes, resultaram no enfraquecimento do domínio francês.



Alunas: Ellen Carine, Laisa Mirely, Layane e Tayane.