Futebol
O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite branca.Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo (ingles) Charles William Miller.A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Somente na década de 1920, os negros passam a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica.
Durante os governos, principalmente de Vargas, foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.
Influência
Foi através dos negros que o futebol se expandiu mundo afora, o carnaval, o samba, a batucada, a feijoada, cultos afros e assim por diante!
Portanto, como a história não tem retrocesso, ao invés de se comemorar apenas os males da escravidão, deveria-se comemorar melhor os ganhos da nova civilização brasileira.
Afinal, tirando-se os que para o Brasil e Américas vieram, os que lá ficaram (na velha África) continuam no velho mundo de miséria e doença.
Somente vindo para cá, podemos homenagear Grande Pelé, Ronaldinho, Martinho da Vila, e tantos outros.