O MITOS DE ROMA: SURGE UMA CICILIZAÇÃO

Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo são dois irmãos gémeos , filhos de Marte e de Reia Sílvia (ou Rhea Silva), descendente de Enéias. Os dois irmão nasceram contra a vontade do tio de Reia Sílvia, Amulio, que quis apoderar-se do trono assim que o seu pai morreu e fez a sobrinha fazer um voto de castidade para garantir que os seus descendentes continuariam a governar.
Sílvio Procas, rei da Alba-a-Longa, ao morre , deixou dois filhos . O mais novo, Amilio, apoderou-se do trono no lugar de Numitor, que era o seu irmão mais velho e herdeiro legítimo do trono . Para garantir o reinado descendentes, matou , durante uma caçada , Lauso , seu sobrinho , o filho de Numitor, e obrigou a sua sobrinha, Rea Sílvia, a fazer um voto de castidade, ou seja, prometer não ter nunca filhos.
Porém o Deus Marte fez Rea Sílvia mãe de dois gémeos, Rômulo e Remo. Quando Amulio soube disso , prendeu a sua sobrinha e mandou colocar os dois recém-nascidos numa cesta para que fossem lançados no Rio Tibre. Mais as águas do rio secaram e os bebés ficaram abandonados num lugar selvagem. Uma loba que acabara de perder os seus filhotes ouviu o choro dos bebés e deu-lhe de mamar com todo cuidado de mãe . Até que Faustolo, um pastor que vivia perto desse sítio, percebeu as idas e vindas dessa loba, e seguiu- a . Então encontrou os dois gémeos . Pegou nele , levou-os para a sua casa e criou-os como a sua mulher.
Os dois irmãos cresceram entre pastores, percorrendo bosque e montanhas e caçando e lutando contra os ladrões de gado . Até que , um dua Remo foi capturado e levado a presença do rei Amulio, acusado de devastar os rebanhos de Numitor. Amulio mandou o prisioneiro para Numitor, que hesitou em matá-lo por achá-lo muito parecido com sua filha Reia Sílvia. Diante disso , Faustolo resolveu contra a Rômulo a historia de sua origem. Então ele dirigiu-se ao reino, matou Amúlio e devolveu o trono ao seu avo Numitor.
Pouco tempo depois, Rômulo e Remos fundaram uma cidade no local onde haviam sido descobertos pelo pastor , chamada Roma, erguendo uma muralha em volta de seus limites. Rômulo proibiu que passassem pela muralha . Remo não quis saber da ordem do irmão e desobedeceu . Rômulo, furioso, matou logo o irmão.
Assassino do seu irmão mas ambicioso com os seus projetos, Rômulo começou a povoar a cidade com pastores, bandidos, escravos, fugitivos e aventureiros. Como não havia mulheres, Rômulo fez anunciar uma grande festa como jogos extraordinário . Os sabinos, povo que vivia nas montanhas de Itália (na região do Lácio ) dirigiam-se para lá com as suas mulheres e filhas. Durante a festa, os companheiros de Rômulo raptaram as sabinas. Depois de muita luta , as sabinas concordaram em viver em paz com os romanos. Tácio, rei do sabinos, dividiu o trono com Rômulo.

Rômulo e Remo foram os fundadores da cidade de Roma e Rômulo o seu primeiro rei. Pensa-se que Roma foi fundada em 21 de Abril de 753 esta data é também chamada de Natal de Roma ou dia das Festas de Pales.