COMUNICAÇÃO DA ANTIGUIDADE A ERA DIGITAL 


O INICIOO homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas, sem muita exatidão, Os primeiros e mais universais processos de comunicação são o gesto e a fala. 

Na época mais remota da pré-história, surgiram as pinturas rupestres, feitas nos interiores das cavernas ou nas paredes das rochas. Eram sobretudo inscrições pictóricas de cenas da caça, coloridas com sangue de animais ou utilizações das plantas. 200000 a.C. – 25.000 a.C. mas é necessário afirmar que ela sempre existiu, e acompanhou a evolução biológica do homem. O homem sempre no seu crescer, utilizou muitas formas de comunicar. 

Em épocas remotas, onde ainda tudo era primário, comunicava através de sinais visuais; o fumo, o reflexo de espelhos e sinais auditivos; os tambores, os chifres, as enormes conchas. Ainda nos nossos dias, existem povos em fase de desconhecimento da escrita que empregam estas práticas de comunicação. Entretanto cerca de 2300 a. C os egípcios já utilizavam o papiro para escrever. Usavam-se símbolos pictóricos. Foram os fenícios que cerca do ano 1600 a. C inventaram o primeiro alfabeto. O papiro utilizado pelos egípcios foi substituído por pergaminho, no século II A.C. Entretanto, no ano 105 a. C., os chineses inventaram o papel, porém até aos séculos II e III d. C. , há registo do uso do pergaminho na Europa. O primeiro livro impresso surgiu na China a 11 de Maio do ano 868. Eram documentos de estudo. Foi no século XV, 1455 que através do alemão Johann Gutenberg, surgiu a imprensa. 

O primeiro texto a ser impresso foi a Bíblia. Com o aparecimento da imprensa, a escrita teria um novo percurso. O saber deixaria de ser exclusivo somente para alguns e passaria a estar ao alcance de todos. Com esta porta que se abriu, estavam criadas condições para a difusão da cultura e do gosto pela leitura e toda a Europa passaria a ter acesso às obras mais importantes.Nos regimes democráticos e na economia globalizada, a comunicação é área estratégica e fundamental para o sucesso das organizações públicas e privadas. Comunicação é ciência. Tem princípios e contornos próprios. Quem não diz claramente o que é permite que pensem o que não é.

Atualmente : A comunicação não pode ficar à jusante do processo de decisão. As empresas e os órgãos públicos e privados recorrem à comunicação para se mostrarem à comunidade, às vezes com um certo folclore, para cativarem o seu público externo, ganharem simpatia interna. Infelizmente, não são muitos os gestores que têm exato conhecimento de que a comunicação deve ser tratada a montante do processo de decisão e manejada como uma ferramenta estratégica de gestão. Também ainda são poucos os que a encaram como um investimento, e não como um custo. É por meio da comunicação que, no âmbito de cada comunidade, estabelece-se o conjunto de valores -políticos, religiosos, econômicos e comportamentais- que constitui o universo cultural, os usos e costumes de cada tribo, nação e civilização. 

Na erra de hoje ate mesmo uma noticia lançada na china esta rolando aqui no Brasil a comunicação e uma grande ferramenta, mas também um febre nacional como Facebook, Whats app ,Instagram todo mudou e mundo gira e a tecnologia amplia cada vez mais.As maquinas estão bem do nosso lado influenciando a nova geração e a velha também e provavelmente a futura geração .

como erra comunicação e como e atualmente 

muito obrigado pela sua atenção.                                                                   participantes :André.C e Marcone .