COMUNICAÇÃO DA ANTIGUIDADE A ERA DIGITAL
Na época mais
remota da pré-história, surgiram as pinturas rupestres, feitas nos interiores
das cavernas ou nas paredes das rochas. Eram sobretudo inscrições pictóricas de
cenas da caça, coloridas com sangue de animais ou utilizações das plantas.
200000 a.C. – 25.000 a.C. mas é necessário afirmar que ela sempre existiu, e
acompanhou a evolução biológica do homem. O homem sempre no seu crescer,
utilizou muitas formas de comunicar.
Em épocas remotas, onde ainda tudo era
primário, comunicava através de sinais visuais; o fumo, o reflexo de espelhos e
sinais auditivos; os tambores, os chifres, as enormes conchas. Ainda nos nossos
dias, existem povos em fase de desconhecimento da escrita que empregam estas
práticas de comunicação. Entretanto cerca de 2300 a. C os egípcios já
utilizavam o papiro para escrever. Usavam-se símbolos pictóricos. Foram os
fenícios que cerca do ano 1600 a. C inventaram o primeiro alfabeto. O papiro
utilizado pelos egípcios foi substituído por pergaminho, no século II A.C.
Entretanto, no ano 105 a. C., os chineses inventaram o papel, porém até aos
séculos II e III d. C. , há registo do uso do pergaminho na Europa. O primeiro
livro impresso surgiu na China a 11 de Maio do ano 868. Eram documentos de
estudo. Foi no século XV, 1455 que através do alemão Johann Gutenberg, surgiu a
imprensa.
O primeiro texto a ser impresso foi a Bíblia. Com o aparecimento da
imprensa, a escrita teria um novo percurso. O saber deixaria de ser exclusivo
somente para alguns e passaria a estar ao alcance de todos. Com esta porta que
se abriu, estavam criadas condições para a difusão da cultura e do gosto pela
leitura e toda a Europa passaria a ter acesso às obras mais importantes.Nos
regimes democráticos e na economia globalizada, a comunicação é área
estratégica e fundamental para o sucesso das organizações públicas e privadas.
Comunicação é ciência. Tem princípios e contornos próprios. Quem não diz claramente
o que é permite que pensem o que não é.
Atualmente : A comunicação não pode ficar à jusante
do processo de decisão. As empresas e os órgãos públicos e privados recorrem à
comunicação para se mostrarem à comunidade, às vezes com um certo folclore,
para cativarem o seu público externo, ganharem simpatia interna. Infelizmente,
não são muitos os gestores que têm exato conhecimento de que a comunicação deve
ser tratada a montante do processo de decisão e manejada como uma ferramenta
estratégica de gestão. Também ainda são poucos os que a encaram como um
investimento, e não como um custo. É por meio da comunicação que, no âmbito de
cada comunidade, estabelece-se o conjunto de valores -políticos, religiosos,
econômicos e comportamentais- que constitui o universo cultural, os usos e
costumes de cada tribo, nação e civilização.
Na erra de hoje ate mesmo uma
noticia lançada na china esta rolando aqui no Brasil a comunicação e uma grande
ferramenta, mas também um febre nacional como Facebook, Whats app ,Instagram
todo mudou e mundo gira e a tecnologia amplia cada vez mais.As maquinas estão
bem do nosso lado influenciando a nova geração e a velha também e provavelmente
a futura geração .
como erra comunicação e como e atualmente
muito obrigado pela sua atenção. participantes :André.C e Marcone .