A Energia Nuclear



A energia nuclear é bastante perigosa e polêmica, pois já resultou em diversos problemas a humanidade, como “O Desastre de Chernobyl” em 1986, e o acidente de Tsuruga, no Japão, em 1981.Mas ela também traz alguns benefícios como, a produção de energia nuclear, que é muito mais eficiente que algumas outras e muito mais barata que as demais, e que usa como sua base o núcleo atômico, os nêutrons e a fissão nuclear.
O descobridor do “núcleo atômico” foi o físico Ernest Rutheford(o primeiro barão de Rutherford), assim que ele descobriu por meio de suas pesquisas, que através de raios catódicos, poderia criar partículas aceleradas, colocou seus projetos em prática e assim consegui modelar o primeiro núcleo atômico.


Logo em seguida Enrico Ferni começou a sua suspeita de que o núcleo atômico ficaria maior e mais potente se acrescentassem os nêutrons. Após todas essas descobertas foi a vez da “fissão nuclear”, que nada mais é que, a quebra do núcleo de um átomo instável em dois átomos menores, causando uma liberação bruta de energia. A fissão nuclear foi descoberta em 1938, por Otto Hahn e Fritz S. em Berlim e foi explicada logo após.


 


Como explicado antes a energia nuclear só poderá ser criada se possuir um núcleo atômico, vários nêutrons e a fissão nuclear, mas para produzir essa energia é preciso de um local adaptado, pois além de produzir energia esta formula produz radiação. E esse lugar onde se produz energia nuclear é a Usina Nuclear.
Tudo aconteceu em sua maioria pelos alemães, que tiveram as pesquisas mais avançadas em sua época. Mas quem realmente avançou a energia nuclear foram os russos que inauguraram a primeira Usina Nuclear do Mundo-conhecida como a Usina de Obninsk, construída em uma pequena cidade a 100 km de Moscou, e que por sua vez deu à União Soviética o trunfo durante a Guerra Fria, e que foi utilizada para fins civis e militares. Essa usina foi fundada em 27 de junho de 1954 e foi desativada em 2002,(por motivos econômicos), e também foi a primeira a ser desativada da maneira certa. O nome de seu reator principal era “The Peaceful Atom”(O átomo pacifico), e o seu conjunto de obras demorou três anos para se finalizar.



                                                                    Elaborado por:Luan Cruz e Maicon Souza