Esportes de Tela: Virtualização Fitness

Os games nem sempre foram interativos e realistas como são agora. Para saber disso basta conhecer os primeiros jogos que se popularizaram nas décadas de 70 e 80. O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico da história, é um bom exemplo de como eram os jogos da época.

A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo. A partir daí a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o aprimoramento gráfico dos jogos também.

Entre as décadas de 70 e 80 a Nintendo empresa japonesa fabricante de jogos marcaria história com a criação do jogo Super Mario Bros que mais tarde, se tornaria um dos jogos mais populares do mundo.

Um fato importante para a evolução dos videogames foi a utilização de componentes de computador (processador, memória RAM, placa de vídeo...) nas produções dos consoles. Foi isso que a Sony fez com o Playstation. O Playstation também trouxe outros avanços tecnológicos, como o cartão de memória, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo.

Com níveis de interação ainda mais elevados, a Microsoft lança seu primeiro videogame, o Xbox. Além de surpreender com o desempenho gráfico dos jogos, o Xbox conta ainda com o Kinect novo acessório que com ele o jogador é capaz de controlar os jogos apenas com o próprio corpo.

O Kinect é um sistema que é acoplado a um console, inicialmente só o Xbox 360. Apesar de sofisticado, seu funcionamento é relativamente simples: a partir de uma câmera colocada junto ao aparelho de TV, todos os movimentos do jogador são captados e enviados para o console. A câmera funcionará ainda como porta de entrada à Xbox Live, serviço de entretenimento on-line da Microsoft, que oferece jogos, filmes e acesso a redes sociais. O usuário pode acessar seus games e também perfis em sites como Facebook e Twitter por meio de comando de voz ou simplesmente agitando a mão no ar.


Integrantes: Débora Sena, Railan Lima, Breno