Belas e frágeis: Perfil da mulher moderna

O que é a Mulher Moderna?

Uma mulher que se auto-sustenta, independente de estar casada ou separada, de qualquer padrão: baixo, médio ou alto.
Ela é auto-suficiente de alguma maneira: financeiramente e emocionalmente. Mas tudo isso lhe traz um grande problema. Esta auto-suficiência impede que ela consiga ter um bom relacionamento emocional mesmo com as pessoas. Começa a sufocar o seu lado afetivo.

A mulher tradicional e a mulher pós-moderna:

Ao contrário da mulher-tradicional, a mulher pós-moderna é senhora do seu desejo, é anti-santa, e a meta de ser mãe fica no horizonte. Ela se assume como dona do seu corpo, ocupa os espaços e administra o seu tempo. Seu corpo, ela usa-o como bem entende. Procura aprimorá-lo com uma malhação ou turbiná-lo com silicone. Ela usufrui das conquistas das mulheres da década de 1970: a pílula anticoncepcional, a masturbação, o amor-livre, e hoje ela toma iniciativa em relação ao homem ou mulher do seu desejo. Seu espaço, digamos, está para além do lar: ela não quer ser dona-de-casa, nem ter um trabalho de faz-de-conta fora do lar, porque seu olhar está para além dos limites das convenções, isto é, ela investe no estudo e na carreira profissional, e aspira um trabalho profissional e poder. Ela quer ser poderosa e glamourosa, como diz aquela musiquinha. Hoje, 60% das mulheres ocupam os bancos das universidades brasileiras. Ela opta ter um ou até dois filhos, durante as férias do trabalho ou na época da elaboração de sua tese. Nesse caso, filhos são vistos como troféus de realização intelectual e profissional. Mas ela pode também optar por nenhum filho, visto como um estorvo, pelo menos em determinado  período de seu investimento profissional. O tempo da mulher pós-moderna é bem ocupado. Seu tempo livre vira ócio criativo; sua filosofia é de desfrutar o momento, no lazer ou no trabalho. Mas ela odeia pensar o tempo como sinônimo de gravidade e escoamento do vigor da juventude.

Os fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres:

Nova Imagem.

A operaria Geraldine Hoff serviu como modelo para J.Howard Miller, que utilizou a imagem como propaganda durante a Segunda Guerra Mundial. que converteu-se em um símbolo para as mulheres que assumiram postos de trabalho em substituição aos homens que serviam às forças armadas americanas.

Conquista do voto.

A bióloga Bertha Lutz é a principal articuladora do período em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto, em 1932. A filha do cientista Adolfo Lutz foi uma das idealizadoras do Partido Republicano Feminino.

Primeira Deputada eleita.

Em 1934, Carlota Pereira de Queiroz é eleita a primeira deputada do Brasil

Lei Maria da Penha.

A farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes exigiu na justiça que seu agressor fosse condenado. Ela fez  aumentar o rigor nas punições para violência doméstica ou familiar no Brasil.
Primeira Presidente do Brasil.
A Constituição de 1932 garantiu os primeiros votos de mulheres no Brasil e 78 anos depois Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente do país.




Integrantes: Karine, Nayla e Taís.