Geração Coca-Cola: O mundo em consumo.

o consumismo é uma compulsão que leva o individuo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade das mercadorias ou serviços. Atualmente o universo no qual vivemos é conhecido como sociedade de consumo. Isso passou a ocorrer depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento das produções, um exemplo disso é a Coca-Cola
Segundo Ferguson, “é um dos maiores paradoxos da história moderna: que um sistema econômico projetado para oferecer escolha infinita ao indivíduo tenha terminado homogeneizando a humanidade”. Toda ela, de maneira padronizada, veste jeans, camisetas e tênis baratos!
De fato essas necessidades vêm evoluindo com a sociedade e muito do que antes era desnecessário hoje parece ser importante para a vida das pessoas. A chegada da produção em massa possibilitou e ao mesmo tempo exigiu, a formação de um mercado consumidor capaz de absorver a produção crescente de serviços e produtos que eram totalmente desnecessários e inúteis para as pessoas. Hoje parece ser muito importante o uso do celular, da internet ou televisão a cabo e como se isso não bastasse, o telefone tem que ser cada vez menor, a internet cada vez mais rápida e a televisão ter o melhor pacote.
Quando na década de 50 e 60 se falava do ano 2000, acreditava-se que teríamos mais tempo para o lazer e a convivência familiar, ou seja, trabalharíamos menos, com melhor qualidade de vida. O que percebemos hoje não é nada disto, trabalhamos mais e ainda a mulher trabalha lado a lado com o homem com a parceira no trabalho e nas despesas domésticas.


Eu etiqueta
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu nome de batismo ou de cartório, Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nesta vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei
Minhas meias falam de produto
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...)
Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens,
Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso,
abuso, reincidência, Costume, hábitos, premência,
Indispensabilidade, e fazem de mim homem anúncio itinerante (...).
(Carlos Drummond de Andrade)






A música: Geração Coca-Cola (Legião Urbana) explica bem.



Quando nascemos fomos programados

A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos USA, de 9 às 6.


Desde pequenos nós comemos lixo

Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.


Depois de vinte anos na escola

Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?


Vamos fazer nosso dever de casa

E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.

Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola.



Depois de vinte anos na escola

Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?


Vamos fazer nosso dever de casa

E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.


Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola.


























Alunos(as): Karine Oliveira, Nayla Araújo e Tais Oliveira.
Professor: Flávio Di Souza.