Origens do Esporte: Os mais praticados do Mundo

 A ORIGEM DO ESPORTE :

 Ninguém sabe ao certo quando surgiu o esporte, mas diz-se que algumas modalidades já eram praticadas há mais de 3 mil anos por orientais, romanos e, sobretudo, gregos. Nessa época, os soldados faziam lançamento de disco e bola de ferro para ganhar mais resistência e defender melhor seu povo nas batalhas.
O esporte também servia como forma de homenagem a deuses do Olimpo, como Apolo, Zeus e Posseidon. Parou de ser praticado pelos gregos quando os romanos dominaram a Europa e derrubaram os templos e o estádio de Olímpia.

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA NOSSA VIDA :

 A importância do esporte todo mundo sabe, mas muita gente esquece. A maioria se atém apenas à beleza estética que ele promove, se esquecendo de seus muitos benefícios como o desenvolvimento psicomotor, a socialização, a capacidade de superação e de realização, a disciplina, a consciência de que todo esforço tem suas compensações, as alegrias da vitória e até o aprendizado do sabor amargo da derrota. É ainda uma maneira de afastar as crianças e os adolescentes do convívio com as drogas e, claro, ver os filhos mais bonitos e saudáveis.

VAMOS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE ESPORTES E SUAS HISTÓRIAS :

A CAPOEIRA :

A história da capoeira está diretamente ligada ao período da escravidão no Brasil, no qual escravos africanos eram trazidos de seu continente para trabalhar sob condições humilhantes nas lavouras de cana-de-açúcar do nordeste brasileiro. Inicialmente, a capoeira pode ser definida como uma arte marcial que os escravos desenvolveram como forma de luta contra a opressão e os castigos aplicados pelos senhores de engenho.

Tal luta consistia principalmente no uso de pés e cabeça para a aplicação dos golpes.

A NATAÇÃO :

A história da natação se inicia nos tempos mais remotos, uma vez que esta se tornou uma qualidade física imprescindível para a sobrevivência do homem, seja na busca por alimentos ou na fuga de um perigo em terra, e em sua evolução. Sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores. Registros mostram que no Antigo Egito, em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo.

O FUTEBOL :

A história do futebol, um dos esportes mais populares do mundo, nos leva para a China Antiga, por volta de 3000 A.C. De fato, este é fato um tanto quanto horripilante: os chineses praticavam uma mistura de jogo e treinamento militar, o qual consistia em chutar as cabeças dos inimigos mortos em batalha até levá-las a duas estacas fincadas no campo.

A GINÁSTICA :

A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.

O BASQUETE :

A história do basquete nos leva ao rigoroso inverno do Estado de Massachusetts (EUA), em 1891, período em que as opções de práticas esportivas se restringiam apenas às bem menos atrativas aulas de ginástica. Foi mediante esta realidade que a diretoria do Springfield College, instituição pertencente à Associação Cristã de Moços (ACM), deu ao professor de Educação Física canadense James Naismith a tarefa de criar uma nova modalidade esportiva capaz de estimular os alunos e que poderia ser jogada durante todo o inverno, em ambientes fechados.


O FUTSAL :

A história do futsal ou futebol de salão nos revela uma modalidade esportiva criada na América do Sul. Devido a suas facilidades (o menor número de jogadores e o tamanho menor do campo, por exemplo), o futsal é considerado o esporte mais praticado no Brasil, embora o futebol de campo continue sendo o mais popular.

 O HANDEBOL :

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma ideia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisseia.

O JUDÔ :

A história do judô, arte marcial esportiva criada pelo professor de Educação Física japonês Jigoro Kano, começa em 1882. Sua origem está diretamente relacionada à inicial decadência de uma outra arte marcial nipônica, o jujutsu, o qual passou a ser criticado por valer-se exclusivamente da capacidade física dos praticantes.

O KARATÊ :

A história do karatê está diretamente relacionada aos acontecimentos históricos ocorridos no arquipélago de Okinawa, localizado ao sul do Japão. Antes divididas por feudos, as ilhas acabaram sendo unificadas em 1429 por Sho Hashi, fundador da dinastia Sho. Após tal unificação, foi decretada uma ordem na qual foi proibida a propriedade de qualquer tipo de arma na região.

 O SKATEBOARD :

A história do skate nos leva à década de 60, época em que um grupo de surfistas da Califórnia, Estados Unidos, tiveram a ideia de criar algo semelhante às pranchas de surfe para ser usado nos períodos de baixa maré.

 O TÊNIS :

Até hoje, especialistas não chegaram a um consenso no que diz respeito à história do tênis. Contudo, a maioria destes concorda que o esporte tenha surgido a partir do “jeu de paume” (jogo da palma), uma modalidade francesa criada durante o século XII que consistia em rebater a bola contra um muro com o auxílio das mãos. Posteriormente, no século XIV, o jogo francês já havia se modificado para algo bem mais próximo do tênis que conhecemos: a bola era rebatida entre dois campos divididos por uma corda e com o auxílio da raquete, uma invenção italiana que contribuiu muito para a evolução desta modalidade.

 O VOLEIBOL :

O voleibol foi criado pelo norte-americano William George Morgan, professor de Educação Física da YMCA (Associação Cristã de Moços) de Holyoke, Massachusetts (EUA), em 1895. Embora o basquetebol, criado alguns anos antes pelo também professor da YMCA James Naismith tenha tido uma grande aceitação, Morgan considerava o esporte extenuante e de grande contato físico. Desta forma, teve a ideia de desenvolver uma modalidade que fosse mais leve e, ao mesmo tempo, estimulante para seus alunos de meia-idade, grande parte deles formada por homens de negócio.

 A prática de esportes é de fundamental importância para a vida do ser humano, está relacionada com todas as áreas de atuação do homem. Possui a capacidade de melhor a condição física e de manter nossa saúde em elevados padrões de qualidade.

Também o esporte na vida nos jovens é uma forma de incentiva-los a ter uma vida melhor e mais saudável , e uma maneira para se ocuparem nos tempos livres de uma forma produtiva.



UMAS IMAGENS SOBRE OS ESPORTES CITADOS :





Capoeira









Natação


Futebol







Handebol






Karatê







Tênis






Ginástica


Basquete






Futsal





Judô






Skateboard


Voleibol





3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS