Revolução Russa

                              A Revolução Russa 

Por: Willen Júnior, Ana Frandcielly e Gabriel Araújo- 9° ano

Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos do século XX. Acontecimento esse que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No século XIX, a Rússia juntamente com a Inglaterra, a França, a Alemanha e a Áustria, era uma das maiores potências européias, porém enquanto os outros países cresciam, faziam reformas e se industrializavam, a Rússia não se modernizava,  era considerada um país atrasado em relação aos demais. Sua economia baseava-se na agricultura. Os servos trabalhavam, mas os senhores feudais não tinham interesse de modernizar as plantações. O país era governado pelo Czar (Imperador), que tinha poder absoluto.
Entre os anos de 1854 e 1856, a Rússia entrou em guerra com a Inglaterra, França e Turquia (Guerra da Criméia), mas foi derrotada justamente por causa do atraso em que se encontrava o país.

Então, o Czar Alexandre II tomou algumas providências: aboliu a servidão, vendeu terras aos camponeses e mandou ocupar novas áreas agrícolas.

Tudo isso trouxe benefícios para o país, mas esse aumento trouxe também algumas consequências graves, como por exemplo, a dificuldade de se encontrar emprego e a baixa produtividade agrícola o que gerou fome e revolta.

O governo buscando uma saída estimulou um programa de industrialização, com isso,  entre os anos de 1880 e 1900 a Rússia apresentou as maiores taxas de crescimento industrial. Enquanto o país se modernizava o absolutismo predominava e isso causava desagradava a população que se unia cada vez mais.

Em 1904 a Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão. Este conflito desorganizou a economia piorando a situação dos operários e camponeses. A  derrota aumentou os ânimos contra o czar. O czar promoveu um massacre, aumentando ainda mais a revolta do povo.

Grande parte da oposição era socialista e se baseava nas ideias de Karl Marx, eles acreditavam que todos os problemas do país só acabariam se o capitalismo fosse abolido e o comunismo fosse implantado.

Os comunistas se dividiam em dois grupos: os  Bolcheviques que queriam derrubar o czarismo pela força e eram liderados por Lênin, e os Mencheviques que propunham a implantação do socialismo através de reformas moderadas.

Com a  Primeira Grande Guerra (1914) o povo russo se sentiu na obrigação de lutar, porém o combate trouxe algumas consequências como desorganização da economia, forme, pobreza, saques, passeatas, protestos contra o czar e sua renúncia em 1917. Assim, o governo provisório assumiu o poder e adotou medidas como: anistia para presos políticos, liberdade de imprensa e redução da jornada de trabalho para 8 horas.
Estas medidas agradaram à burguesia, mas os camponeses e operários não gostaram.
Lênin apoiado conquista a capital obrigando o governo provisório a renunciar e assumindo o governo em 1917. Eles acreditavam que só o comunismo poderia trazer felicidade para os russos.

Em 1921, foi permitido ao povo a abertura de pequenos negócios. Os camponeses voltaram a produzir para vender no mercado e as grandes empresas estatais passaram a considerar as necessidades de consumo do povo. Esta série de medidas ficou conhecida como Nova Política Econômica (NEP)  . Nas cidades, os grandes empresários lucravam com essa nova economia e isso fortaleceu o aumento das desigualdades sociais.

Após a morte de Lênin, Trotsky (chefe do exército) e Stálin foram os dois líderes que disputaram o poder. Stálin saiu vencedor.

Assim, a Revolução compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal e A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

Decidido a industrializar o país Stálin só podia contar com dinheiro que vinha da agricultura. Para aumentar a produtividade, foram criadas as fazendas coletivas e muitos camponeses foram obrigados a entregar o gado e as terras ao estado para trabalharem nestas fazendas.
Nas fábricas, os operários foram proibidos, sob ameaça de morte, de fazer greve ou mudar de emprego. Apesar disso, as metas de Stálin foram alcançadas e a União Soviética passou por um processo de modernização e industrialização. Porém, o totalitarismo implantado por Stálin na URSS também não trouxe a democracia.