Governos da América: Quem manda no novo mundo

América, um continente extenso, cerca de 42.550.000 km², um continente bastante populoso, com aproximadamente 953,7 milhões de pessoas, um continente dividido culturalmente (América Anglo-saxônica e América Latina), e dividido geopoliticamente (América do Norte, América Central/Insular e América do sul). Um continente marcado por invasões de diversos países. São eles: França, Inglaterra, Holanda, Espanha, Rússia e Portugal.

Continente que possui a maior potência mundial, tanto econômica quanto armamentista: Os Estados Unidos. Potência que possui uma influência muito forte tanto na própria América quanto no mundo.

E essa influência na América é tão forte que vem desde a doutrina Monroe (América para os Americanos). Só para se ter uma ideia dessa influência toda, pense: é bem raro alguém chamar um nativo dos Estados Unidos de Estadunidense (o que seria o correto), mas é bem comum chamá-lo de “Americano”.

Porém, hoje em dia, existem países socialistas pela América que estão indo contra o imperialismo e a influência americana, os principais são: Venezuela, Bolívia, Cuba, entre outros. Países que muitas vezes desagradam as vontades da maior potência mundial. E então, será que com essa revolução socialista na América o atual “dono do mundo”, os Estados Unidos perderão sua grande influência em solo americano?



Por: Kaline Matos, Matheus Monteiro e Samira Abreu.