Copa do Mundo 2014: Quem paga a conta?

Em 2014, fomos a nação que abrigou o maior evento futebolístico do mundo, a Copa do Mundo de futebol. Um grandioso show que foi televisionado e transmitido para centenas de países nesse mundo que respira futebol. Essa verdadeira pátria de chuteiras abrigou visitantes do mundo inteiro que vieram presenciar essa grandiosa copa que foi a “copa das copas”. Mas, copa pra quem?

Primeiro, vamos entender que essa não foi a primeira e nem será a última vez que temos um grande evento como esse acontecendo no nosso país. Sabemos que o Brasil não está num bom momento, ou melhor, num péssimo momento. Estamos num momento de alta instabilidade política, em período de crise, sem contar os problemas que o brasileiro enfrenta atualmente, como a alta marginalidade, desigualdade social, escolas e hospitais com baixa infraestrutura, pessoas vivendo em condições precárias e por aí vai... Sendo assim, como um Brasil que não está recebendo bem o próprio brasileiro pode organizar um evento como esse, e pior, como pode receber o estrangeiro?

É simples, é a necessidade de querer passar ao estrangeiro uma imagem que o brasileiro não tem do Brasil, e de dar o estrangeiro a segurança que o brasileiro não tem, muitas vezes, usando até o exército para isso. Mas, é claro que a FIFA, a responsável por organizar a copa, foi inteligente nesse quesito, pois escolheu um país com o governo não tão transparente para sediar a copa, assim como fez com a África do Sul, e fará com Rússia e Catar.

 Enfim, essa copa com certeza não foi para o brasileiro. Para iniciar, com as muitas manifestações contra a copa, vimos que o brasileiro não estava muito empolgado para o evento, até porque, é difícil ficar empolgado com um evento mundial num país que possui um baixo índice de desenvolvimento e educação, um país onde milhares de moradores de rua estão sendo vítimas de uma limpeza social para que se possa maquiar ruas e avenidas para receber o estrangeiro, um país que só apresenta um aumento nos níveis de marginalidade e no crime organizado.

Mas, é claro que também tivemos algumas pessoas felizes nessa copa. São esses, os empreiteiros, responsáveis pela construção dos estádios, e os políticos corruptos, que indicaram empresas e funcionários para a realização da copa. E tudo isso foi bancado com dinheiro público, com o nosso dinheiro, ou seja, nós pagamos a conta.

E, para completar o descontentamento do brasileiro, a seleção brasileira sofreu uma derrota humilhante nas semifinais na copa.

Vale lembrar que todo esse ciclo se repetirá esse ano com as olimpíadas sediadas no Rio.


Por: Matheus Monteiro, Daniel Cunha e Filipe Martins.