Lendas do Rio São Francisco


Antes de tudo o Rio São Francisco era apenas um rio qualquer sem nenhum perigo por  quem ali passava . Depois o Rio São Francisco já não era o mesmo , agora passará a ser um local cheio de historias assustadoras e medonhas.

DAntes da formação do rio, os índios viviam felizes nos chapadões, em várias tribos. Entre esses estava uma linda mulher, a doce Iati. Era noiva de um forte guerreiro, quando houve uma guerra nas terras do norte e todos os guerreiros se foram para a luta. Eles eram tantos que os seus passos afundaram a terra formando um grande sulco. Entre eles se foi o noivo da formosa índia que tomada de saudades pelo seu amado chorou copiosamente.

Suas lágrimas foram tantas que escorreram pelo chapadão despencando do alto da serra formando uma linda cascata, e caindo no sulco criado pelos passos dos Guerreiros, escorreram para o norte e lá muito longe se derramou no oceano, e assim se formou o rio São Francisco.

Lenda da mãe d’água

Espécie de sereia que vive no Rio São Francisco. Para os barqueiros, o rio dorme quando é meia-noite, permanecendo adormecido por dois ou três minutos. Neste momento, o rio pára de correr e as cachoeiras de cair. Os peixes deitam-se no fundo do rio, as cobras perdem o veneno e a Mãe-d’Água vem para fora, procurando uma canoa para ela sentar-se e pentear seus longos cabelos. As pessoas que morreram afogadas saem do fundo das águas e seguem para as estrelas.

Lenda do Minhocão

O minhocão é um soberano bestial, dominando pelo pavor e sem seduções de mãe-d’água ou sereia atlântica.

O Gritador


Dizem que um vaqueiro foi vaquejar uma vez numa Semana Santa, na sexta feira santa, pelo que desapareceu juntamente com a rês e a montaria. Vive hoje a gritar aboiando, seja de dia ou de noite. Virou assombração e é comum ouvi-lo aboiar pelas caatingas. Nas noites de sexta feira santa além do aboio ouve-se também o tropel do cavalo, o latido do cachorro e o chocalho da rês.



Thainara Leal , Michele Macedo e Nalanda Oliveira



esmo , agora passará a ser um local cheio de historias assustadoras e medonhas.