Ginga Afro-brasileira: A fama da Capoeira


É uma arte africana, que veio para o Brasil no século XVI através dos escravos que vinham da região da Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos da Africa faziam muitas danças ao som de músicas.

 Ficou conhecida como uma dança dos escravos, mas ao chegar no Brasil virou uma forma de defesa dos escravos   de proteção contra a violência e castigos dos senhores de engenho, utilizavam também para escapar dos capitães-do-mato nos momentos de fugas .

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. 

É importante como esporte, por ajudar na saúde, desenvolvimentos dos músculos, divertimentos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas, e com tanto golpes ainda existe uma grande amizade dentro da capoeira.

Por: Diego Santos e Amaury Lopes.


.