Música maestro: Como a música chega até nós



Antes de termos um mp3 num celular ou no computador. Existiam aparelhos específicos para reprodução de música. O primeiro aparelho de som foi o Fonoautógrafo, inventado em 1857 por Édouard-Leon-Scott de Martinville, capaz de gravar o som, mas não de reproduzi-lo. Depois veio e Fonógrafo em 1877, Thomas Edison inventou o fonógrafo, capaz de gravar e reproduzir sons, o  Disco de goma-laca em 1881, foi inventado por Émile Berliner, o primeiro disco de corte lateral, com 10 polegadas de diâmetro, sulcos profundos e marcas fortes. 

O disco era fabricado com goma-laca, que dava uma característica rija, vítrea e extremamente frágil ao formato, o Disco de vinil em 1948, a companhia Columbia introduziu o disco de longa duração (LP), com a capacidade de 23 minutos de gravação em cada lado do disco, feito de vinil substituindo a goma-laca que era usada até então. Com a utilização do novo material os discos ficaram mais leves, maleáveis e resistentes a choques e quedas, a Fita Cassete, era fita magnética foi inventada em 1928 por Fritz Pfleumer e sua primeira aplicação foi a gravação de áudio. 

O uso dessa fita para a reprodução de áudio só foi devidamente popularizado com a fita cassete, que surgiu em 1963 com a empresa Philips, o Compact Disc (CD) com o CD começa a era da gravação e reprodução de musica digital. Inventado em 1979 pelas empresas Philips e Sony e comercializado a partir de 1982, os CDs prometeram maior durabilidade e clareza sonora, deixando os antigos discos de vinil obsoletos, e o famoso mp3 criado em 1989 o instituto alemão “Fraunhofer Institut Integrierte Schaltungen” recebeu a patente alemã para o MP3, MPEG Layer 3, um dos primeiros tipos de compressão de áudio. Sua taxa de compressão, medida em kbps, chega a reduzir o arquivo a cerca de 90% do tamanho original. 

Por esta facilidade em ouvir música. Muitas pessoas são influenciadas por elas. Algumas pessoas ouvem rock heavy metal e começam a usar camisas pretas e fazer tatuagens, muitas vezes até os crimes mais bárbaros são cometidos pelas músicas que fazem apologia ao roubo, ao assassinato, ao estupro, ao tráfico... Um outro exemplo de que a música muda as pessoas são os emos. 

Então mesmo que uma pessoa tenha controle emocional, mas ouve músicas que denigrem a mulher, de algum jeito vão tratar as mulheres desrespeitosamente. Também vale ressaltar que com o amento da tecnologia os meios de produção de música mudaram passaram a ser mais compactas e cheias de opções. 

As músicas podem ser produzidas em computadores, passaram de músicas clássicas compostas por varias notas escritas as mãos pra notas digitais feitas no apertar de um botão e sua compostas por misturas de notas e ritmos, trabalho feito por DJ´s que ganham para animar as festas nas noites.













De: Elias Neto, Ícaro Pinho e Pedro Vinícios.