A independencia do Brasil que se conhece

                  A  independencia do Brasil que se conhece



A independência do Brasil aconteceu em 1822, e não foi uma separação total entre Portugal e Brasil Dom Pedro negou-se a voltar para Portugal, desobedecendo assim às ordens da corte portuguesa, dizendo: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico!”, este episódio ocorreu dia 9 de Janeiro de 1822. Este dia ficou marcado como o dia que D. Pedro resolveu ficar aqui no Brasil.
No mesmo ano em 7 de setembro de 1822 D. Pedro gritou nas margens do riacho Ipiranga a conhecida frase “Independência ou morte”. Mas claro que nesse ato ele tinha em vista um segundo interesse, o de ficar governando a ex-colônia, o imperador organizou uma assembleia constituinte, fez uma marinha de guerra, enviou as tropas portuguesas de volta a Portugal.
Com a separação de Brasil e Portugal surgiram varias revoltas em regiões brasileiras aqui na Bahia, por exemplo, que se tinha grande concentração de portugueses que não gostaram nenhum pouco da separação da ex-colônia e a metrópole. Mas para romper a dominação que Portugal tinha sobre as nossas terras o Brasil teve que pagar 2 milhões de libras esterlinas.






Alunos: Ítalo, Nayla e Gustavo