"Democracia: o direito de eleger"



 "Democracia: o direito de eleger"

           O sistema de governo democrático foi desenvolvido em Atenas, uma cidade da Grécia antiga, com o objetivo de criar um governo do povo para o povo, no entanto de forma bem limitada, já que nem todos participavam das decisões politicas.

       Atualmente a democracia é exercida na maioria dos países, de forma que os cidadãos possam participar do governo, mas existem várias formas de democracia na atualidade, as mais comuns são conhecidas como: democracia direta e democracia indireta.

         Na democracia direta, o povo que decide diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, sem a necessidade de intermediários (deputados, senadores, vereadores), esta forma não é muito comum na atualidade. Na democracia indireta o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam as decisões em nome da população. Esta forma também é conhecida como democracia representativa. Esse é o sistema de governo adotado no Brasil, que infelizmente, por muitas vezes já decepcionou e continua decepcionando a população, a cada caso de corrupção que é descoberto.

        Quando falamos em corrupção, fica uma ideia de que a corrupção é totalmente cometida pelos políticos, porém quando trazemos para nossa realidade, podemos facilmente mudar essa ideia.  Eleitores que se vendem por sacos de cimento, tijolos, reformas em suas casas... Também ajudam diretamente a corrupção. Já passou da hora do povo, começar a votar com consciência. Será que você, eleitor que se vende, é tão barato assim, para eles te comprarem? Sua escolha e seus ideais não tem preço.    

                                                                Ordem e Progresso? kkk

         Mas afinal o que é democracia, será mesmo que é uma forma de governo justo? Na teoria sim, mas na prática é esta brincadeira que vemos no nosso dia-a-dia.

 

                                    

                                            Autores:  Albert Mattos, Emerson Costa e Tharcisio Santos.