Sindicalismo: Voz aos Trabalhadores - Republicação

         


         Sindicalismo: Voz aos Trabalhadores


         O Sindicalismo é um movimento social de associações trabalhistas assalariadas para servir de proteção para seus direitos e interesses. Os sindicatos tiveram sua origem na Europa, no século XVIII, durante a Revolução Industrial que acontecia na Inglaterra.

Com a necessidade de produzir mais e mais, os homens foram cada vez mais perdendo espaço para as máquinas, e assim sofrendo com a dificuldade de viver sem trabalho e consequentemente sem dinheiro, os poucos que continuaram nas indústrias ainda sofriam com o fator de ter um chefe capitalista que num mundo sem leis trabalhistas tinha o poder de pagar o salário que quisesse ao operário.

Nesse momento surgem duas classes sociais, o capitalista e o proletário, para resumir o que era essas duas classes trabalhistas podemos falar que o capitalista era o dono das máquinas, das fábricas, da matéria- prima e também se tornou o dono do proletário, que era uma classe de pessoas que vendia sua força de trabalho, e que sofriam com o esforço demasiado e com os maus tratos que sofriam dentro das indústrias.

Dentro deste contexto social, os proletários percebem a necessidade de se juntar e lutar por melhores condições de trabalho e de vida, assim com a união desse grupo trabalhista surge os primeiros sindicatos. 

O Sindicalismo é de suma importância na vida dos trabalhadores, pois representa a classe em protestos, reuniões e em diversas outras ocasiões. Desta forma percebemos que o sindicato é um órgão muito importante para os trabalhadores, pelo fato de lutar pelos direitos e por garantias de uma vida melhor para os proletários.

Nós resolvemos ir mais adiante do que uma simples pesquisa sobre sindicato, e resolvemos fazer uma analise mais próxima da nossa realidade para ver como anda e como funciona esse órgão em Santa Luz, e fomos ao ESTATUTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS E AGRICULTORES FAMILIARES DE SANTALUZ-BA, para fazermos algumas perguntas e tirarmos uma conclusão sobre o qual a importância do Sindicato Rural para os trabalhadores, em uma cidade que passa por um momento difícil, principalmente para quem é do campo, esse fenômeno se chama estiagem, popularmente falando, a seca.

O Sindicato Rural pode ser percebido na zona rural de Santa Luz, onde há famílias que recebem assistências técnicas dos funcionários da instituição, também percebemos sua importância na vida dos trabalhadores rurais, nos seguintes aspectos:

·         Salário Maternidade
·         Auxilio Doença
·         Aposentadoria por idade ou por invalidez
·         Pensão por morte ou viuvez
·         Atendimentos Advocatícios


 Segundo o próprio sindicato, seu dever principal é avançar na unidade de classe trabalhadora e não na incorporação entre as classes sociais, lutando pela sua independência econômica, política e organizativas.

Mas mesmo com a criação e com os avanços dos direitos trabalhistas, fica uma duvida no ar, será que o Governo respeita os trabalhadores do jeito que deveria? Não é isso que estamos vendo na greve dos professores da Bahia.




                    Greve, um direito.















                                                                                                          Sindicato dos Trabalhadores.


 

Albert Mattos, Emerson Costa e Tharcísio Santos.