Rio 2016: Estamos prontos?

O Brasil ficou atrás de países pequenos e que não tem tradição esportiva em Olimpíadas como: Irã, Coréia do Norte, Jamaica, Países baixos. Para 2016 podemos melhorar, mas não dá mais para transformar o país em celeiro de atletas para todas as modalidades esportivas, pois um país precisa de no mínimo 10 anos para preparar seus atletas de base e que eles consigam ter alto rendimento no esporte. E isto não aconteceu no Brasil. Em 2002, quando o Brasil ganhou o direito de sediar os Jogos Pan-americanos do Rio e já sonhava em sediar as Olimpíadas tivesse preparado um projeto olímpico de formação de atletas, poderíamos ter a meta de ficar entre os 10 países no ranking dos Jogos em 2016, como aconteceu com os que já sediaram as edições passadas.

O governo federal em parceria com o COB, Ministério do Esporte, governos estaduais e municipais, confederações, federações deveria ter investido na base e massificando o esporte nas escolas e clubes para o surgimento de novos atletas, construído quadras esportivas nas escolas públicas. Também deveria ter criado uma parceria com as prefeituras de todo o país para a realização dos Jogos Estudantis municipais, motivando a prática esportiva. O Brasil tem recursos humanos suficiente para se transformar num país olímpico, mas falta oferecer oportunidades as crianças e jovens para a prática esportiva.

O Carioca assim como todo brasileiro que honra a sua nação, vibrou como nunca, ao saber que o Brasil representado pelo Rio de Janeiro será sede em 2016 do maior evento esportivo mundial, as olimpíadas. Mas as coisas não são como gostaríamos que fossem, desde o resultado até os dias de hoje estamos acompanhando pela mídia nacional, várias cenas dramáticas no Rio de Janeiro, a exemplo da má conservação dos trens, prejudicando quem utiliza deste transporte para trabalhar, viajar, estudar, etc. Outro ponto e que vai dar muita dor de cabeça até as olimpíadas é a questão dos confrontos entre traficantes de quadrilhas rivais nas favelas do Rio.

Aí surgem várias perguntas, depois de tanto tempo esperando essa oportunidade de sediar uma Olimpíada será que o nosso país ainda não está preparado? Bilhões e bilhões serão investidos nas olimpíadas, e como anda a nossa educação?  O Brasil já acolheu a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e vai agora acolher as Olimpíadas em 2016. Mas, será que estamos preparados para eventos deste porte ou vamos apenas mascarar alguns problemas socioculturais para mostrar que somos um país de primeiro mundo? E os nossos atletas, como estão para esta Olimpíada em solo brasileiro? E daí nos perguntamos Rio 2016: Estamos prontos? O bom mesmo é que o brasileiro, seja rico ou pobre, negro ou branco, é e sempre será um povo feliz, um povo que ama a pátria mãe, felicidade essa que vai colorir o mundo durante as Olimpíadas de 2016.


Alunos(a): Débora Sena, Railan Lima, Breno