Massonaria: Fé, Razão, Política

Igreja Católica e Maçonaria
A maçonaria conhecida como sociedade secreta, mas esse termo ‘‘secreto’’ entrou em desuso e hoje é conhecida como sociedade discreta de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade.
 A origem da maçonaria é difícil de ser comprovada. Uns afimam que foi no tempo do dilúvio de tal Jabal, construtor contratado por Caim e Enoch. Jabal ensinou uma arte secreta para trabalhar com lâminas de ouro. Esses conhecimentos chegaram a Abraão, por meio de quem seriam transmitidos aos egípcios.
 A maioria dos estudiosos não aceitavam essa primeira origem, ela é considerada fantasiosa. É comprovado que na origem remota da maçonaria moderna desenvolveram-se organizações medievais que reuniam arquitetos, mestres de obras e pedreiros que por construírem castelos e igrejas eram consideradas espiritualmente nobres.
A maçonaria, conforme é conhecida até os nossos dias, foi criada em 24 de junho de 1717, como a fundação da Grande Loja da Inglaterra. Surgiu da iniciativa dos pastores protestantes ingleses James Anderson e J. T. Desaguliers. No ano de 1723, Anderson elabora a primeira Constituição maçônica. A partir de então a maçonaria adotou uma forma de organização política que deveria conservar daí por diante.
Durante o século XVIII surgiram lojas na Europa e na América. Com o tempo os maçons tornaram-se anticlericais, sendo por isso, excomungados pela Igreja Católica (1738). Após a cisão que resultou na fundação do Grande Oriente, na França, em 1773, a maçonaria alcançou o apogeu, tendo importante papel nos acontecimentos da Revolução Francesa.
 Aluna: Emili Abreu