Maus velhinhas: bruxas da mitologia

                Ao retratar sobre o perfil de possíveis maus velhinhas as bruxas, diria que esse tema está ligado a mitologia quando esta pode apresentar história fantasiosa ou irreal, mas que serve para explicar algo que não se tem resposta. De modo geral no imaginário popular a bruxa é tida como uma mulher velha, nariguda, encarquilhada, manipuladora de magia negra e dotada de uma gargalhada aterrorizante. Por outro lado a literatura apresenta as bruxas como mulheres sábias e detentoras de conhecimento sobre a natureza e a magia. A exemplo daquelas que adquiriram famas, como é o caso das chamadas Bruxas de Salém, bruxa de Évora e Dame Alice kytler, assim como livros da popular série Harry Potter.

                O assunto aqui proposto atrai e amedronta, pois, trata de algo desconhecido, portanto, que leva o interlocutor a investigar sobre o que se passa em mentes de “más velhinhas”, as “bruxas”, pois, tanto na ótica da ficção quanto da vida real, aparecem inúmeros relatos de atos demoníacos e aterrorizantes dessas mulheres contra pessoas. Assim, a história nos oferece várias narrativas. A  Bruxa de Salém, colônia de Massachusetts, Inglaterra, foca um período de terror para meninas que padeciam de sofrimentos demoníacos; também na série literária de Harry Potter, mostra intrigas entre este e o bruxo das trevas o Lord Voldemort envolvendo alunos adolescentes na escola de bruxaria. Assim, no período inquisitorial na Idade Média, há uma descrição de bruxos e bruxas. Os bruxos, também conhecidos como Magos – aqueles que conhecem as leis ocultas do universo, capaz de lê o caminho das estrelas, sabem quais são as relações entre planetas, as pedras preciosas e a alma do ser humano; enquanto que a Encantatriz, outro exemplar de bruxas que atua em três direções: - A 1ª, através da metamorfose, transforma-se em animal – as vezes em ave de rapina noturna, outras vezes em morcego ou coruja, são elas que aterrorizam crianças. Haviam ainda os gênios maus que à noite tomavam forma de pássaros sugadores de sangue e de dia a de velhas mulheres.
                
             Entretanto, para esquentar esse assunto trago para você questionamentos como, bruxas realmente existem ou foi realmente insegurança da Igreja na idade média,com medo da heresia, servindo-se do ato de perseguir velhas superstições que até aquele momento nunca havia cuidado: desastres climáticos, econômicos e sociais para os quais era preciso encontrar os responsáveis.
       Possivelmente um misto de todos estes elementos. Se você quiser estudar a bruxaria deve lembrar que é melhor limitar-se a estudá-la como um fenômeno  como elas são percebidas, porque sua voz nunca chegou até nós por si mesmas. As bruxas na verdade, são vendedoras de sonhos e de ilusões de poder, de vitória, de vingança, de uma sociedade cheia de desejos e de pavor, de vícios e de impotência.
                                                                                              
                                                                                                Maria Clara e Aleida Emanuele