Brasil Verde, Amarelo e Preto : Inclusão Negra

  As pessoas tem seus direitos, mas o negro só está recebendo reconhecimento nos últimos anos. Muitos jovens negros já foram mortos por serem negros, ou por ser confundido com outro negro marginal.
Sua conquista mais recente foi o sistema de cotas para negros na Universidade. A criminalização do racismo foi outra conquista que tem sido empregada a favor dos negros, e a conquista de direitos a propriedade aos remanescentes de antigos quilombos.


Mercado de Trabalho



  Em um mercado de trabalho os negros são descriminados pela sua raça, a ascensão do povo negro nesta área está acontecendo, mesmo que de forma lenta. Encontram-se representantes da origem negra destacando-se dentro de organizações, mas para chegar nesta conquista muita determinação e trabalho foram necessários. O preparo para a entrada e permanência no mercado de trabalho é, para a população negra, uma grande batalha.


Negros na Mídia


  Hoje em dia muitos negros estão ganhando lugar na mídia em novelas, telejornais programas de TV o a música negra ou Black Music, mas nos dias de hoje que o Brasil e um dos países com mais negros do mundo ainda existe racismo neste país.
Nestes dias uma apresentadora negra sofreu racismo por ser afro desentende pelas redes sócias ela se chama-se Maju Trindade, ele é a ‘garota do tempo’ no Jornal Nacional.
  O blues e o jazz são clássicos da música negra que já estão reconhecidos pelos intelectuais. Mas a voz do povo, representado pelo samba, funk, hip hop e rap é um grito da periferia, da nossa cultura. Há muito preconceito pelo funk carioca pelo desconhecimento das origens estilo musical.



Acesso a Universidade


  Não se pode negar que o aumento do número de negros na universidade é uma grande conquista para o Brasil.
  É um dos principais protagonistas para este resultado é sistema de cotas raciais. Com toda a polêmica sobre o assunto, não cabe aqui afirmar o que é certo ou errado, mas sim analisar alguns parâmetros não focados nem mesmo pelo universo negro.
  Na verdade, o sistema de cotas raciais pode ser considerado um avanço para os direitos de negros nas universidades, mas é limitante. E assim como toda política favorável às cotas, mascara um preconceito vigente e retarda uma política mais eficiente, como melhorias significativas no plano educacional.



Alunos: Lucas Vitorio, João Lucas