Maioridade penal: debate politico social

Como é dito sempre pela sociedade ‘’a partir dos 12 anos ou ate menos, TODO adolescentes é responsável pelos seus atos seja ele qual for’’ é muito obvio que hoje em dia nenhum adolescentes é inocente de seus atos, eles sabem muito bem o que fazem e o que é certo ou errado.

É correto mudar essa maioridade penal se o crime for contra vida não qualquer outro crime, como seria as penitenciarias e prisões se fosse prender todo adolescente que desrespeitar as leis? Com certeza seria uma superlotação em todos os lugares.

 O Brasil tem a 4° maior população carcerária do mundo e um sistema prisional superlotado com 500 mil presos. Só fica atrás em número de presos para os Estados Unidos (2,2 milhões) e China (1,6 milhões).

A participação de menores de idade em situações consideradas crimes no Brasil (chamados de atos inflacionais quando praticados por crianças e adolescentes) é muito pequeno no número total de crimes, principalmente o praticado com violência ou grave ameaça.   

Como podemos ver nessa reportagem a seguir os adolescentes não são tão criminosos quanto dizem.

‘’ De acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, menos de 1% dos homicídios é praticado por adolescentes no país. No entanto, os jovens representam 36% das vítimas dos homicídios. A redução da maioridade penal para 16 anos pode triplicar a chance de reincidência do jovem no crime. O secretário também informou que dos 23 mil adolescentes que cumprem alguma pena no Brasil, somente 10% têm acesso à semiliberdade. Na Paraíba e no Maranhão, segundo ele, o número cai para 3%. Em Mato Grosso, nenhum menor tem acesso à semiliberdade. ’’
Chegando a conclusão de que a redução da maioridade penal não é muito apoiada em debates e na sociedade atual.

Referência: EBC




Emili, Nathali e Edimilson