Bem vindos a Marte, o que se vê por lá?


Bem vindo ao outro lado da realidade
Outro momento bem distante onde os valores
Já não valem sua verdade
Nem mentiras mais te fazem bem, bela cidade "man"
Não achei vontade nenhuma de fazer parte
Eu vivo em marte vem, é um novo lugar que custa
Seu papo mundano, mesquinho e atrasado me assusta

Trecho da música “Do outro lado” da banda 3030.


Foto: Nasa

Agência espacial americana afirma ter encontrado água corrente em Marte, 
o que pode possibilitar a existência de vida.

       O planeta do sistema solar que mais atraiu a imaginação do homem foi sempre o "planeta vermelho". Palco para inúmeras histórias de ficção-científica, Marte é o planeta do sistema solar que possui a atmosfera que mais se parece com a atmosfera terrestre.

       Marte é um planeta do nosso sistema solar situado no quarto lugar a partir do sol. Durante a noite é identificado pela aparência de uma estrela vermelha, característica que lhe rendeu o nome de marte, nomeação feita pelos antigos romanos. Além dos romanos outros países o denominam “Estrela de fogo”. Ele tem essa cor avermelhada, pois na superfície deste planeta existem grandes quantidades de silicatos (minerais). Em reação com o oxigênio, estes minerais oxidam (enferrujam), ficando com a cor vermelha.

       Para realizar um movimento completo em torno do sol, Marte precisa de 687 dias, tomando como base os dias terrestres. Ele é um planeta com tamanho inferior ao da Terra. Para realização do movimento de rotação, a duração é de 24,6 horas e translação 687 dias.

      O planeta marte possui peculiaridades semelhantes as do planeta Terra como, a duração dos dias e as estações do ano bastante similares. Além disso, a NASA revelou a existência de água salgada escorrendo nas encostas das montanhas do planeta vermelho.

       Após pisar na lua e fincar em seu solo a bandeira dos EUA, a NASA aterrissa em Marte o robô Curiosity – após viajar 570 milhões de km em pouco mais de 8 meses, a um custo de US$ 2,5 bilhões (R$ 5 bilhões).

     De acordo com a NASA, um dos objetivos da câmera Mars Handel Lens Imager (MAHLI) é exatamente enviar aos cientistas imagens em alta resolução do solo e de rochas do local para possíveis análises. Além disso, a Curiosity também deve procurar qualquer tipo de indício de que pode haver vida no planeta, como unidades moleculares básicas para a sobrevivência.
  
     Esse não é o primeiro sinal de água no planeta vermelho. Em junho, a Curiosity encontrou certo tipo de pedra com uma espécie de argila que só poderia ser formada com água, o que fez cientistas acreditarem que Marte um dia foi lar de água corrente. E, claro, já faz tempo que suspeitam que a água existiu no planeta devido às diferentes formações da paisagem de Marte. De fato, muito se acredita que a água existiu em abundância em Marte, talvez até da mesma forma que na Terra.

      A descoberta é importante por diferentes razões, mas especialmente pelo que pode significar para as futuras missões em Marte.

    Todas as missões foram feitas por máquinas e não pelo homem. Várias pessoas defendem missões tripuladas a Marte como o próximo passo lógico. Por causa da distância entre Marte e a Terra, a missão traria mais riscos e seria mais cara que as viagens à Lua, apesar de muitos acreditarem serem bem mais proveitosas que o envio de robôs. Seriam necessários mantimentos e combustível para uma viagem de ida e volta de 2 a 3 anos. Uma proposta chamada «Mars Direct» é tida como o plano mais prático e menos dispendioso para uma missão a Marte com seres humanos.

      A  Agência Espacial Europeia tem como objetivo o envio de uma missão humana a Marte no  2030, como parte do seu Programa Aurora.

      Já os norte-americanos pretendem voltar à Lua abrindo caminho para missões a Marte no futuro.

      A NASA enviou sondas que através de fotografias examinaram milhares de substâncias em solo marciano, que foram analisadas por diversos cientistas no mundo todo que não afirmaram com segurança a existência de vida em Marte. Não podemos contestar que a existência de água em território marciano aumenta a possibilidade dessa teoria ser comprovada, já que a água constitui-se principal fonte para existência da vida.

    Nos últimos séculos, alguns cientistas acreditavam e acreditam que Marte é um forte candidato para a terraformação e colonização humana. A criação de uma colônia em Marte poderia reduzir os custos da viagem e dificuldade técnica da exploração humana no planeta. Para terraformar Marte dever-se-ia construir a atmosfera e aquecê-la. Uma atmosfera mais densa em dióxido de carbono e outros gases de efeito-estufa iria aprisionar a radiação solar e ambos os processos construir-se-iam um ao outro. As fábricas que na Terra produzem gases nocivos ao planeta, em Marte teriam um efeito de terraformação, caso fossem construídas grandes fábricas. Além disso, seriam necessárias plantas e outros organismos geneticamente alterados de forma a diversificar os gases da atmosfera.

     A Curiosity e as suas descobertas no planeta vermelho fazem parecer que a vida em Marte seja fácil; agora só precisamos descobrir como fazer para suplantar aquela imensa quantidade de radiação mortal para começar a planejar nossa viagem para lá.


Feito por: Willen Júnior, Gabriel Araújo e Ana Frandcielly