Gigantes do Esporte: Astros do Basquete


 NBA, Os Melhores do Basquetebol

    A National Basketball Association (NBA) é, sem dúvidas, a melhor liga de basquete do mundo. Com cerca de 70 anos de história, milhares de jogadores já competiram pelo campeonato americano. A NBA é a quarta maior liga esportiva do mundo em número total de comparecimento, e isso é devido a suas estrelas. Uma liga que traz emoções do tamanho do seus astros, o basquete é um dos jogos mais populares do mundo por causa do seus ídolos e melhores jogadores.
  
    Vejamos abaixo, uma lista completa dos 15 melhores jogadores de basquetebol da história da NBA.
  
    O que faz um jogador de basquete ser considerado o melhor de todos os tempos? A lista dos melhores jogadores de basquete foi feita com os seguintes critérios em mente: estatísticas, sucesso do seu time ou times e prêmios individuais.

15. Karl Malone

karl-malone-melhores-jogadores-de-basquete


Começamos a nossa lista com o Mail Man. Karl Malone nunca ganhou um título da NBA, mas o melhor jogador da história do Utah Jazz é o segundo jogador que mais marcou na NBA com quase 37 mil pontos. Ele participou de 2 finais, mas não conseguiu vencer contra outro jogador da lista. Ele foi eleito MVP do Regular Season em 1997 e 1999 e era um ala feroz que quase nunca errava seus arremessos.

14. Julius Erving

julius-erving-melhores-jogadores-de-basquete


Lembra quando o Michael Jordan pulou da linha de tiro livre em 1988? Julius “Dr. J” Erving conseguiu o mesmo feito em 1976. Um pioneiro e lenda do Slam Dunk, Julius Erving revolucionou a enterrada, o lance mais emocionante do jogo. Ele jogou metade da sua carreira no ABA (American Basketball Association), mas se houvesse jogado durante toda a sua carreira na NBA, certamente ele estaria melhor posicionado nesta lista. Mesmo assim, The Doctor ganhou um título com os Philadelphia 76ers em 1983 e um Regular Season MVP em 1981.

13. Isiah Thomas

isiah-thomas-melhores-jogadores-de-basquete

Um dos melhores armadores de todos os tempos, Isiah Thomas foi o líder dos Bad Boys Detroit Pistons. Ele ganhou dois títulos no final da década de 80. Em um destes jogos da final, Isiah teve um das melhores atuações da NBA quando marcou 25 do seus 45 pontos no terceiro tempo, com uma grave lesão no tornozelo. O líder dos Bad Boys transformou a cidade de Detroit, e os Pistons conquistaram seus primeiros títulos.

12. Hakeem Olajuwon

hakeem-olajuwon-melhores-jogadores-de-basquete



Você já ouviu do “Dream Shake”? Hakeem Olajuwon, dono do Dream Shake, é considerado o pivô mais talentoso da história da NBA com seus fakes e dribles. Ele ganhou dois títulos com os Houston Rockets sendo MVP duas vezes. Um monstro no ataque e na defesa, Hakeem teve uma media nos playoffs de 25.9 pontos, 11.2 rebotes e 3.3 blocos por jogo.

11. Oscar Robertson

Resultado de imagem para oscar robertson

Apesar de não presenciar a carreira de Oscar Robertson, seus números são inquestionáveis. Durante a temporada de 1961-1962, Robertson teve médias de 30.8 pontos, 12.5 rebotes e 11.4 assistências por jogo. Oscar teve um triple double como sua média. Ele ganhou o único título da história dos Milwaukee Bucks em 1971.

10. Lebron James

lebron-james-melhores-jogadores-de-basquete

Podemos dizer que Lebron James entrou na NBA com mais pressão de qualquer rookie na história da liga. O atleta selecionado com a primeira escolha pelo Cleveland Cavaliers não decepcionou. Ele é certamente um jogador completo que tem médias cerca de 28 pontos, 7 rebotes e 7 assistências por jogo. Ele já ganhou dois títulos da NBA e com certeza tem grandes chances de adicionar mais até o final da sua carreira. King James já levou 4 Regular Season MVPs e ainda esta aperfeiçoando seu jogo.

9. Kobe Bryant

kobe-bryant-melhores-jogadores-de-basquete

Um dos jogadores mais competitivos e intimidadores da história do jogo, Kobe Bryant se transformou de uma promessa saindo da High School para um MVP. Como que um jogador, que já ganhou 5 títulos, 2 MVPs das finais, 1 Regular Season MVP e marcou 81 pontos em um jogo, não ser considerado um dos melhores jogadores da história da NBA?

8. Shaquille O’Neal

Resultado de imagem para shaquille o'neal

Com mais de 2.2 metros de altura, Shaq foi temido por quase todos seus adversários. Suas médias de 24.3 pontos, 11.6 rebotes e 2.1 blocos por jogo nos playoffs garantiu 3 títulos para os Los Angeles Lakers e o primeiro da história do Miami Heat. O jogador mais dominante de todos os tempos era muita grande, forte e rápido e ninguém conseguia parar “The Diesel”.

7. Tim Duncan

Resultado de imagem para tim duncan

Tim Duncan é o melhor ala da história do basquete. O jogador que jogou sua carreira inteira pelo San Antonio Spurs já foi campeão da NBA 5 vezes. Dos 5 títulos, ele foi eleito o MVP 3 vezes das finais, além dos dois MVPs que ganhou durante o Regular Season em 2002 e 2003. A definição de consistente, Duncan sempre jogou os dois lados da bola e foi selecionado 28 vezes para o All NBA Team e All Defensive Team.



6. Larry Bird

Resultado de imagem para larry bird


Larry Bird nunca foi o jogador mais atlético na quadra, mas, ele sempre foi o mais dominante com sua eficiência e inteligência. Ele ganhou 3 títulos com os Boston Celtics, 2 MVPs das finais e 3 MVPs do Regular Season. Seu arremesso é considerado até hoje um dos melhores da história do jogo, e além disso, o ala teve uma média de mais de 10 rebotes por jogo durante os playoffs. Ele transformou o jogo, e sua rivalidade com outro astro durante os anos 80, levou a popularidade do esporte para outro nível de sucesso.

5. Wilt Chamberlain

Resultado de imagem para wilt chamberlain

Poucos jogadores já marcaram 50 pontos em um jogo oficial da NBA. Na temporada de 1961-1962, Wilt Chamberlain teve uma media de 50.4 pontos por jogo. Uma marca incrível que provavelmente nunca será batido. Não só isso, mas nesta temporada, ele também teve uma média de 25.7 rebotes por jogo, 2 títulos, 1 MVP das Finais e 4 MVPs do Regular Season. Chamberlain, marcou também, 100 pontos em um jogo. Simplesmente um jogador incrível, que se tivesse ganhado mais que dois títulos, com certeza estaria posicionado mais alto nesta lista.

4. Kareem Abdul – Jabbar

Resultado de imagem para kareem abdul jabbar

O maior pontuador de todos os tempos (38.387), Kareem Abdul - Jabbar jogou duas décadas na NBA. Ele ganhou 6 títulos e 6 MVPs durante o Regular Season. Kareem criou um arremesso, o famoso “Sky Hook”. Abdul - Jabbar foi selecionado 15 vezes para o All NBA Team, 11 vezes para o All-Defense Team e 19 vezes para o All - Star Team.

3. Magic Johnson

Resultado de imagem para magic johnson

Desde suas atuações com o Michigan State nos anos de faculdade, Magic foi uma estrela diferenciada. Ele ganhou 5 títulos com os Los Angeles Lakers, seu primeiro, foi como um Rookie, jogando todas as posições. Ele foi um jogador extravagante que ganhou 3 Final MVPs e teve médias de 19.5 pontos, 7.7 rebotes e 12.3 assistências por jogo nos playoffs.

2. Bill Russell

Resultado de imagem para bill russell

O ataque vence jogos, a defesa vence títulos. O melhor jogador defensivo da história do basquete foi Bill Russell, e ele ganhou 11 títulos com os Boston Celtics. 11 TÍTULOS! É difícil imaginar que um jogador pode quebrar o recorde de Bill Russell. Ele definiu o ritmo da franquia dos Boston Celtics com o recorde de 18 títulos da NBA. A única coisa que nos decepciona da história do Bill Russell, é que a NBA não registrava os números de blocos na época.

1. Michael Jordan

Resultado de imagem para michael jordan

O melhor jogador de basquete de todos os tempos é Michael Jordan. Ele expandiu o jogo globalmente e com seus recordes e highlights ganhou o coração de milhões de fanáticos. Um vencedor nato, Michael Jordan ganhou 6 títulos contra lendas como Magic Johnson, John Stockton, Karl Malone, Charles Barkley, Hakeem Olajuwon e outros astros da década de 90. Sua determinação e intensidade foi de um nível intocável. Além dos 6 Regular Season MVPs, ele teve uma media de 33.4 pontos, 6.4 rebotes e 5.7 assistências por jogo nos playoffs.
        

     Os Mágicos do Basquete

Globetrotters

   Criado por Abe M. Saperstein, o Harlem Globetrotters é o nome de uma equipe de basquete profissional norte-americana, constituída inicialmente apenas por jogadores negros.

   A origem do time remonta a 1926, quando jogavam nas ruas, já que a liga oficial ainda era proibida para atletas negros. Originalmente chamados de Savoy Big Five, acrescentaram “Harlem” (bairro negro de Nova Iorque) ao nome para enfatizar sua raiz na cultura negra.


   Com o passar do tempo, a equipe começou a jogar de um jeito diferente. Acertar a bola na cesta deixou de ser o único objetivo. Os Globetrotters, passaram a zombar dos adversários, abusando dos dribles e de jogadas inusitadas. Transformaram o jogo num verdadeiro show de comédia e basquete de alto nível, ganhando ares de espetáculo. Mais tarde, tornaram-se mundialmente famosos, quando fizeram sua primeira turnê fora dos EUA, em 1952.

   A partir daí, adotaram a música “Sweet Georgia Brown” (link da música no final) como tema de apresentação em seus shows, além de terem feito dois filmes e virarem personagens de desenho animado (link da abertura no final) entre as décadas de 1960 e 1970.

   Até agora, já jogaram em 130 países ao redor do mundo, emocionando mais de 100 milhões de pessoas. É um dos seis únicos times a fazer parte do Hall da Fama do Basquete, sendo reconhecido por respeitadas publicações de esportes dos Estados Unidos.


   O seu uniforme (foto acima) consiste em camisas azuis com estrelas vermelhas e brancas e calções listrados, nas cores vermelho e branco, representando a bandeira dos Estados Unidos.
   Entre os jogadores do atual elenco do Harlem Globetrotters estão o armador Scooter #16, o ala-armador Rocket #17, o ala e astro da equipe Special K #21, o falso pivô Cobra #32 e o pivô Bam Bam #23.


   Existe um brasileiro que está nos planos da equipe para o futuro, Wilson de Melo, natural de Brasília (DF), foi eleito em um concurso e já acompanha a equipe em sua turnê pelo País. Wilson joga na posição de armador e terá o apelido de "Hot Feet". Ele já convive com os astros, mas ainda não joga ao lado da equipe, pois antes passará por um treinamento nos Estados Unidos.


                          

                                         






Caio Marques, Thaissa Gabriela e Thiago Douglas.
Fonte: 
http://blog.esportudo.com/top-15-melhores-jogadores-de-basquete-de-todos-os-tempos


*Link da música “Sweet Georgia Brown”: https://www.youtube.com/watch?v=zq79iVVwJ1A
*Link da abertura do desenho animado dos Globetrotters: https://www.youtube.com/watch?v=IGJ2Zeh4Abs