Hora dos clones : Criações brasileiras

Em O Clone, ficção científica e discurso científico (ou divulgação da ciência) se misturam se confundem e constroem o enredo de uma telenovela que levou para a discussão em sociedade uma das temáticas mais controversas e geradoras de inquietude no universo da Ciência - a clonagem de seres humanos. Com O Clone, o debate sobre clonagem deixou a academia e ganhou os espaços públicos, invadiu a vida do cidadão comum, demonstrando que embora a telenovela seja um produto da cultura de massa pode desencadear o debate de temas importantes para o desenvolvimento social.

 

De acordo com o dicionário clonagem é  produção de células ou indivíduos geneticamente idênticos, então relativamente a isso a clonagem pode ser feitas com vários elementos. Entre elas:
  
 Clonagem reprodutiva
 Clonagem de DNA
 Clonagem terapêutica

A clonagem é uma forma de reprodução assexuada, feita artificialmente, tendo como base um único patrimônio genético. Os indivíduos que resultarem deste processo serão detentores das mesmas características genéticas do indivíduo doador dos cromossomos, pois um único patrimônio genético pode ser reproduzido diversas vezes.

A técnica para a sua realização pode ser implantada de duas formas: 
a)separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, conhecida como divisão embrionária; 

b) pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente ou de células embrionárias ou fetais, conhecida como transferência nuclear.





No Brasil, não obstante já estar previsto na Lei nº 8.974/95 a vedação de manipulação genética de células germinais humanas nas atividades relacionadas a organismos geneticamente modificados, além do disposto na Instrução Normativa nº 8 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança relativamente a manipulação genética e clonagem em seres humanos, ainda não há uma efetiva proibição da clonagem em seres humanos no território brasileiro.

                                                                                              kauane Elen , Maria Eduarda 
Fonte: http://www.ghente.org/temas/clonagem/juridica.htm#_ftn1