Fotografia

Uma viagem sem volta



“A primeira viagem ao redor do mundo

com a câmera fotográfica fracassou,

mas trouxe  o Milagroso Aparelho de

Daguerre ao Brasil.”



As imagens do mundo visível não foram mais as mesmas depois dos anos 1839-1840. A invenção que chamamos de fotografia foi apresentada à Academia de Ciências de Paris em 19 de agosto de 1839. O que veio depois, ou pelo menos bem depois, todo nós conhecemos: vivemos hoje em um mundo abarrotado de imagens fotográficas. Mas oque aconteceu nos meses que se seguiram àquela célebre reunião de cientistas, jornalistas e curiosos ainda esconde muitas surpresas e controvérsias. Uma delas é como essa novidade chegou por aqui.

Desde janeiro de 1839, os jornais franceses alardeavam a invenção da “daguerreotipia” processo capaz,  de fixar uma placa de metálica as imagens obtidas com a câmera escura pela ação da luz solar. A partir daí a imprensa mundial aguardou com a ansiedade a história e a discrição do daguerreotipo. Em agosto , quando o segredo de Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1857) e de seu sócio Nicéphore Niépce (1765-1833) foi finalmente revelado, outros processos guardados a sete chaves também reivindicam o reconhecimento por tamanha conquista. A disputa pela paternidade da fotografia estendeu-se por todo o século XIX, mas hoje já se consagrou a ideia de que muitos inventores trabalhavam nessa direção, inclusive Hercule Florence, francês radicando no interior de São Paulo, que em 1833 criou um processo fotográfico sobre papel o daguerreotipo embarcou em sua primeira viagem ao redor do mundo numa expedição que partiu da França  logo depois de conhecido o processo para realiza-lo.

Essas viagens teve inicio já com a expectativa de ser primeira expedição ao redor do mundo utilizando a fotografia como meio de registro. O pioneirismo da experiência e todos os desdobramentos culturais, políticas e econômicos do empreendimento evidenciam sua singularidade nas relações internacionais da primeira metade do século XIX.

A circunavegação   havia entrado para os anais da história marítimas da França desde o século anterior, mas aquela era a primeira expedição ao redor do mundo destinada á formação dos jovens franceses e belgas que comandariam á marinha mercante de seus países. Idealizada pelo capitão de longo curso Augustin Lucas (1804-1854), a “ escola flutuante” levaria o nome de Hydrographe, palavras com as quais ele traduzia a grandiosidade de seu projeto.

Fernanda Abreu, Thayle Sena e Vanessa Monique.