Guerras que desafiaram o Brasil.

"Não necessariamente as batalhas mais sangrentas ou mais conhecidas, foram introduzidas por terem sido decisivas para a formação do Brasil" 

A toque de caxias: Entre o pântano e os montes Guararapes, os luso-brasileiros puseram um ponto final no sonho holandês nos trópicos.

A toque de caxias foi ligada a batalha dos Guararapes, logo anunciação da segunda batalha literalmente tudo e todos pararam e consequentemente ficaram surpresos, 
quando os holandeses desembargaram em Pernambuco, chegaram ao ponto de destruir Olinda. 

   Com o aumento da produção açucareira e do comércio escravo a população católica ficaram com ressentimento deles estarem invadindo cada vez mais suas terras.
A segunda batalha dos Guararapes terminou de vez com a moral das tropas invasoras cinco anos antes do fim definitivo do domínio holandês em Pernambuco. 




Em questão de minutos: A batalha de Caiboaté resultou num massacre de proporções gigantescas com requintes de crueldade. 


Quando índios e caciques lutaram contra as mudanças do governo em suas terras, o confronto em que os índios saíram de suas terras por conta do domínio português em suas terras ainda assim os índios iriam sair de suas terras para o outro lado do rio Uruguai.           
   

 Erro vitorioso: Os brasileiros estavam em desvantagens na batalha do Pirajá. Mas o corneteiro, em vez de tocar a retirada mandou a tropa avançar á degola.

O erro vitorioso está ligado a independência da Bahia que foi palco de muitas lutas.
Vários soldados desembarcaram nas praias e atacaram as posições adversárias, os brasileiros recuaram diante do primeiro ataque e os portugueses adentraram o acampamento brasileiro. 




Entre foices e facões: Apesar de ser derrotado na batalha do Jenipapo, o exército de sertanejos liberou três províncias nordestinas.

 O confronto foi muito violento, mas teve um papel muito importante para a independência do Brasil. A batalha foi exercida entre o poder português e a população do Piauí, Ceará e Maranhão. 
Milhares de sertanejos de todas as classes sociais participaram do confronto (vaqueiros, fazendeiros, escravos e roceiros), a multidão estava armada com equipamentos de trabalho na roça, caçadas, da agricultura, domésticos (foices e facões) reunindo um exército. Já do outro lado do frande combate a grande cavalaria portuguesa. Teve muitos feridos e mortos ao movimento do grito Ipiranga. Os brasileiros foram mais devastados pela guerra, os portugueses ganharam a batalha mas perderam a guerra da independência, por conta que os sertanejos invadiram o seu acampamento, "roubando" , as armas, munições e dinheiro do comandante português. 




Embarcações blindadas: Na guerra do Paraguai, não era fácil ultrapassar a fortaleza de Humaitá. Para isso, as tropas aliadas usaram vários navios poderosos. 


O governo chega ao abordar o Tamandaré e Pará,que ficaram bastante danificado,mais prosseguiram em sua missão,com a força da correnteza que arrastava o rio abaixo,por cinco vezes,contra o fogo concentrado de Humaitá,o Tamandaré e o Barroso chegaram a ter que encalhar para não afundar. A disputá por território e pela livre navegação na região do prata levaram o império do Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai na gerra da tríplice aliança conhecida como a guerra do Paraguai ela durou de 1865 até 1870,a maioria das embarcações de guerra do império era inadequada para enfrentar aqueles obstáculos naturais e militares,no século XIX a construção naval havia sido impulsionada pela revolução industrial. 

Parecia uma tempestade 

Em 2 de maio de 1866 nos pântano de Estero Bellaco em uma certa área que ficava a ser acerca de 10 quilômetros de  confluência dos rios do Paraguai e Paraná,Lá eles montarão um acampamento de tuiuti uma pequena elevação de lagoas,matas,pântano e zona de escoamento natural de águas estacadas conhecida como "Estero".Mas entre o acampamento as posições inimigas havia,além de todos obstáculo naturais,uma série de trincheira construídas pelo Paraguaios,25.000 sodados de prontidão na região os aliados tinham cerca de 32.000 homens. sendo 21.000 brasileiros,9.700 argentinos 1.300 uruguaios.eles cotavam com os soldados brasileiros e uruguaios, sob comando do general Venâncio Floris,o regimento brasileiro era comandado pelo córneo Emílio Luiz,os agente nos eram liderado pelo presidente Bartoloméu Mitre,a operação era comandada pelo brasileiro Manuel Luís. Em setembro de 1867.Dez encouraçados brasileiro já a vinham trasposto a fortaleza de curupaiti em agosto.em fevereiro  1868 com a subida do nível do rio a destruição de algumas barcaças que sustentavam  as correntes de ferro que atravessavam o rio Paraguai e o próprio desgaste da fortaleza.

                                                                                                            kauane Carmo , Maria Eduarda , Afonso