Terrorismo: Ataques que marcam



    Terrorismo é como são intitulados protestos violentos, feitos por grupos ou pessoas com o objetivo de transformar ordens do governo ou até mesmo o próprio governo, através de pânico, gerando decisões precipitadas e radicais.

     Atualmente o terrorismo é praticado diferentemente de antigamente, pois há planejamento, e objetivos em foco, e a presença de guerreiros. Acreditam que os ataques terroristas sejam financiados por pessoas bem sucedidas que tem simpatia com o movimento, por pessoas ligadas ao governo e tentam secretamente destruir algo.

     Os terroristas usam, como armas: Explosivos, gases nocivos, vírus, bactérias, materiais radioativos, armamentos atômicos, sequestros e assassinatos.

Existem diversos grupos terroristas, os principais são: Al Qaeda, Hamas, Jihad Islâmico e Hezbollah. O principal ato terrorista ocorrido foi em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, onde dois aviões supostamente sequestrados pela Al Qaeda se chocaram contras as duas torres do World Trade Center e o Pentágono, as Torres Gêmeas, e depois, se chocou contra o pentágono, após o ataque, o governo dos EUA  respondeu com ataques às montanhas do Afeganistão, onde estava abrigado o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.

   O ano de 2014 foi o ano que registrou o maior número de mortos em ataques terroristas pelo mundo desde 1970. A série produzida pelo Global Terrorism Database (GDT), que serviu de base para esta reportagem, mostra que o total é sete vezes maior que o identificado em 2004. Abaixo, um gráfico que aponta o número de mortos e feridos em ataques.




João Vitor, Ana Júlia e Guilherme Peixoto