Oriente Médio

Oriente Médio:
Nascente do Ouro Negro




O Oriente Médio ou Médio Oriente, é uma região que está localizada na porção oeste do continente Asiático. É composta por 15 países, com a população estimada em 260 milhões de habitantes.
Nessa região ocorrem vários conflitos por causa de diversos fatores: a sua própria história; a posição geográfica que é entre três continentes; o subsolo (o petróleo); e suas condições naturais, pois vários dos países que estão nessa região precisam de água dos vizinhos.
O principal problema entre esses que foram citados é a falta de água, pois além de precisar dos outros países o clima não favorece para a agricultura, porque o clima é árido e semiárido o que se parece com um deserto.
O petróleo é o principal produto responsável pela economia no Oriente Médio. Essa região possui a maior concentração mundial desse produto (cerca de, 65% de todo petróleo mundial). Essa grande quantidade e com outros fatores políticos e econômicos  levaram a criação em 1960 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Atualmente, a OPEP produz aproximadamente 40% de todo o petróleo extraído no mundo e cerca de 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Os principais mercados dessa organização são as grandes potências do mundo.

É importante destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo impede esses países de se desenvolverem, pois só se prendem em um só produto. Também não se desenvolvem muito porque não são países industrializados.

Texto escrito por Willen Júnior, Gabriel Araújo e Ana Frandciely