Esportes II - Esportes de bola


                                                    GOL: ESPORTES DE BOLA





            Hoje, falaremos sobre os esportes paraolímpicos, que consiste na adaptação do futebol regular para atletas com deficiências físicas, mas, envolvendo o gol e a bola.

             Então iremos começar com:





1-      Futebol de 5:

       Existem relatos que no Brasil, na década de 50, cegos jogavam futebol com latas ou garrafas, mais tarde, com bolas envolvidas em sacolas plásticas, nas instituições de ensino e de apoio a estes indivíduos, como o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, Instituto Padre Chico, em São Paulo, Instituto São Rafael, em Belo Horizonte. Em 1978, nas Olimpíadas das APAES, em Natal, aconteceu o primeiro campeonato de futebol com jogadores deficientes visuais no Brasil. A primeira Copa Brasil foi em 1984, na capital paulista.

      A participação do Futebol de 5 nos Jogos Paraolímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas, 2004. Também, neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2.



 


2-      Futebol de 7:

     O Futebol de sete é uma adaptação do futebol para atletas com paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos, incluindo AVC e lesões traumáticas no cérebro. O desporto é dirigido pela Associação Desportiva e Recreativa Internacional de Paralisia Cerebral (CP-ISRA). O jogo decorre com regras da FIFA modificadas. Entre as modificações, há o campo de jogo reduzido, o menor número de jogadores, a eliminação da regra do fora-de-jogo, e os lançamentos laterais com uma só mão são permitidos. Os jogos têm duas partes de trinta minutos, com um intervalo de quinze minutos.

Os jogadores que competem no Futebol de 7 deverão estar encaixados numa classe consoante o seu nível de deficiência. As classes elegíveis são:

  • C9: Atletas com dificuldades ao andar e ao correr, mas não quando sentados ou ao pontapear a bola.
  • C6: Atletas com problemas de controlo e coordenação nos seus membros superiores, especialmente quando correm.
  • C7: Atletas com hemiplegia.
  • C8: Atletas com deficiências mínimas; devem preencher os critérios de elegibilidade e ter um impedimento óbvio que tenha impacto na prática de futebol.



 


3-      Goalball:

     Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paraolímpico não adaptado. Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.

Em 1985, o professor Steven Dubner, do CADEVI, entidade de atendimento às pessoas cegas de São Paulo, apresentou a modalidade no Brasil. Entusiasmado, o professor Mário Sérgio Fontes levou para a ADEVIPAR, do Paraná. No mesmo ano realizaram o primeiro jogo entre duas associações. Dois anos depois, em Uberlândia, Minas Gerais, aconteceu o primeiro campeonato brasileiro, sob a supervisão do professor Mário Sérgio, presidente da antiga ABDC (Associação Brasileira de Desportos para Cegos). Desde 2010, a modalidade é administrada pela CBDV.



 




Criadores:



Caio Santos Marques Silva

Thaissa Gabriela Costa Santos

Thiago Douglas Costa Matos