O mundo dos sonhos, imaginário da mente

Quem foi que nunca teve um sonho diferente e ficou pensando neste o dia inteiro? A linguagem dos sonhos é simbólica, o que instiga ainda mais a nossa curiosidade sobre o que eles querem dizer. Não há limite para quem sonha. Durante o sono, mesmo deitados em nossas camas, podemos voar, nos transformar, e viajar por mundos imaginários inimagináveis. As vezes, são sonhos tão positivos que quando acordamos, tentamos até dormir de novo. De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sonho. Outras vezes, temos pesadelos, às vezes recorrentes, dos quais temos muito medo, e acordamos assustados. Procurar entender o significado dos sonhos nos ajuda a conhecermos-nos melhor. E quando nos conhecemos melhor, temos a oportunidade de viver uma vida mais tranquila. A interpretação dos sonhos faz parte da cultura popular, onde os significados foram desenvolvidos de uma maneira mais lúdica, sem pretensões científicas. E são exatamente estas interpretações que surgiram ao longo do tempo, e foram se incorporando as crenças populares, que procuramos reunir neste espaço para ajudar nossos leitores a interpretar seus sonhos.
                       Resultado de imagem para fotos de significados dos sonhos
Procurar entender o significado dos sonhos nos ajuda a conhecermos-nos melhor. E quando nos conhecemos melhor, temos a oportunidade de viver uma vida mais tranquila. A interpretação dos sonhos faz parte da cultura popular, onde os significados foram desenvolvidos de uma maneira mais lúdica, sem pretensões científicas. E são exatamente estas interpretações que surgiram ao longo do tempo, e foram se incorporando as crenças populares, que procuramos reunir neste espaço para ajudar nossos leitores a interpretar seus sonhos.

Os sonhos são uma das experiências mais misteriosas e interessantes das nossas vidas. As histórias que vivemos durante o sono – que muitas vezes parecem ser reais – intrigam especialistas e curiosos. A baixo temos curiosidades sobre os sonhos: – É normal nos esquecermos dos sonhos Já percebeu como é difícil se lembrar de um sonho? Isso acontece porque costumamos esquecer metade de um sonho cinco minutos depois de acordarmos. E após de um período de 10 minutos, você já se esqueceu de cerca de 90% do que sonhou. – Os cegos também sonham As pessoas que ficaram cegas somente depois do nascimento conseguem ver imagens em seus sonhos. Já aquelas que nasceram com essa condição, não veem imagens, mas são capazes de sonhar e ter sensações – sons, cheiros e emoções – como qualquer outra pessoa. – Todos os rostos são conhecidos Nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Então, se algum estranho aparecer no meio dos seus sonhos, saiba que você já viu esse rosto antes. Todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais – quer você se recorde delas ou não. Como temos contato com milhares de pessoas ao longo da vida, nosso cérebro tem um estoque bem grande de personagens para incrementar suas histórias. – Nem todo mundo sonha colorido Sabe-se que 12% das pessoas sonham exclusivamente em preto e branco. Para o restante, as imagens que aparecem durante o sono são sempre coloridas. Curiosamente, estudos realizados entre 1915 e 1950 apontavam que a maior parte das pessoas sonhava em preto e branco, mas isso começou a mudar a partir da década de 1960. Atualmente, apenas 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos são em preto e branco. Pesquisas recente acreditam que isso seja um reflexo da modernização do cinema e da televisão que passaram a ser exibidos em cores. – Os sonhos são simbólicos Desvendar o significado dos sonhos é uma tarefa que muitos perseguem. Aqueles que se preocupam em encontrar uma explicação para o que vivemos durante o sono sabem que eles são constituídos de uma linguagem profundamente simbólica. A verdade é que, qualquer que seja o elemento com que sonhamos, certamente ele representa algo muito distinto do próprio elemento. – Temos múltiplos sonhos Em média, é possível ter de 4 a 7 sonhos em uma única noite. Isso significa que você pode sonhar o quanto quiser em um período de uma a duas horas todas as noites. – Os animais também sonham Estudos realizados com diversos animais mostraram que eles apresentam as mesmas ondas cerebrais que os humanos durante o sono.




Alana Lopes, Mel Leal, Lesley Beatriz