Impeachment: O segundo ato da política brasileira

O processo de cassação do mandato presidencial de Dilma Rousseff que foi iniciado em 2 de dezembro de 2015, com a aceitação da denúncia por crime de responsabilidade está chegando ao fim. Sendo assim, vamos entender essa fase do processo que já dura mais de 8 meses.

Para entender melhor, vamos retroceder ao dia 12 de maio, na qual o senado votou para a abertura ou arquivamento do processo de impeachment. A votação possuía 81 membros, e precisava de mais da metade dos votos (no mínimo 41 votos) a favor para o processo ser oficialmente instaurado. A votação terminou com 55 votos a favor do impeachment e 22 contra (os 4 votos restantes foram contados como abstinências ou faltas dos votantes), fazendo com que o processo de impeachment fosse formalmente instaurado.

Logo após a votação, Dilma Rousseff foi temporariamente afastada do cargo, assim assumindo seu vice, Michel Temer. Também após a votação, o processo passa a ser comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Dando continuidade ao processo, Dilma Rousseff é então notificada a apresentar defesa em, no máximo, 20 dias. Depois, a comissão ouve as testemunhas indicadas pela defesa de Dilma. E, logo após todos os depoimentos e a defesa da ré por parte do advogado, no dia 10 de agosto de 2016 foi iniciada uma votação com os 81 senadores para procedência ou não do processo de impeachment, na qual, precisou-se também de mais da metade dos votos a favor para que o processo siga. A votação resultou em 59 votos a favor e 21 contra, fazendo com que Dilma Rousseff prossiga a julgamento final.


O julgamento final que deve acontecer no fim de agosto será votado pelos 81 senadores, e necessitará de mais de 2/3 dos membros (54 votos no mínimo) para que Dilma seja condenada, destituída do cargo presidencial e impossibilitada de exercer qualquer função pública por 8 anos. Caso os votos contrários ao processo de impeachment forem superiores aos favoráveis, Dilma é absolvida e reassume imediatamente o mandato.




Por: Kaline Matos, Matheus Monteiro e Samira Abreu