Guerra Fria



Guerra Fria








A Guerra Fria começou após a segunda guerra mundial, pois os EUA e a União Soviética vão lutar pela liderança mundial.

A União Soviética tinha um Sistema Socialista.  Já os Estados Unidos possuía um sistema Capitalista. Na segunda metade da década de 1940 a 1986, estas duas potências tentaram implantar seus sistemas Econômicos em outros países.
A Guerra fria recebeu esse nome porque ocorreu apenas no campo ideológico.  Os Estados Unidos não entrou em conflito direto com a União Soviética. Até porque estes dois países estavam fortemente armados com bombas nucleares e se acontecesse este conflito poderia significar a destruição dos dois países ou de toda a vida no planeta Terra.
Paz armada foi quando duas potências se envolveram em uma corrida armamentista, enquanto uma delas não brigasse haveria a paz armada, pois um sentia medo do outro.
Surgiram dois blocos militares, eles queriam defender os interesses dos países membros. Os Estados Unidos liderava o OTAN (Organização do Trabalho Atlântico Norte), e a União Soviética comandava o pacto de Varsóvia.
Os Estados Unidos e a URSS começaram a tentar avançar na área espacial com o objetivo de mostrar ao mundo qual era a melhor potência.

Uma coisa que não podemos esquecer sobre a Guerra Fria é que na realidade não houve um conflito direto só aconteceram “competições” para ver qual a potência mais forte.

Por causa de problemas na democracia e economia o socialismo foi enfraquecendo. Em 1989 o Muro de Berlim cai e a Alemanha se reunifica novamente. Na década de 90 o presidente Gorbachev, presidente da URSS, começou a acelerar o fim do socialismo com reformas econômicas e com acordos com os Estados Unidos, dando fim a Guerra Fria com o capitalismo vitorioso.





Por: Willen Júnior, Ana Frandcielly e Gabriel Araújo