Nudez da liberdade antiga aos tabus modernos

De acordo com estudos arqueológicos, o uso de peles começou no período paleolítico há aproximadamente 72 mil anos atrás.
No Egito Antigo, as crianças viviam nuas até o início da puberdade, homens costumavam andar com o torso descoberto, mulheres costumavam fazer espetáculos nus.
Em algumas regiões da Grécia Antiga, tais como Minoa e Esparta, a nudez era muito bem aceita. Os soldados espartanos combatiam nus. Também nos Jogos Olímpicos os atletas competiam nus e os juízes estavam geralmente despidos: era uma forma de verificar que não havia mulheres presentes nestas cerimônias sagradas. A palavra ginásio significa local de nudez. Na época do Império Romano a nudez era habitual nos banhos públicos. No entanto, a exposição de um corpo nu fora destes contextos era considerada humilhante.
Até ao início do século VIII, os batismo cristãos eram feitos com a pessoa batizado nua e imersa em água, como símbolo de um novo nascimento. O desaparecimento desta prática acentuo certa conotação sexual com a nudez.
Durante a época vitoriana, a nudez era considerada obscena, existindo nas praias equipamento para mudança de fatos-de-banho que permitia trocar de roupa sem expor o corpo nu ao olhar de espectadores.Na atualidade, a nudez não é geralmente aceita nas sociedades, com a exceção da nudez artística. Todavia, existem exceções, tanto para certas partes do corpo (o torso nu do homem é exposto em quase todas as sociedades sem levantar questões acessórias), como para situações onde a nudez é vista como necessária.
A nudez pública varia dependendo da cultura, do horário, do contexto e da atividade, a maioria das sociedades adotam a nudez como exceção e não como regra.
Algumas legislações permitem nudez parcial ou total em determinados lugares, principalmente em parques ou praias, esses espaços podem ser abertos ou reservados somente a praticantes. Também pode ser permitida nudez em determinados eventos organizados por grupos, ou eventos fotográficos ou de filmagens, eventos publicitários e alguns festivais.
O topfreedom é um movimento que tenta legitimar o direito de nudez parcial para mulheres (topless), o movimento já ganhou adeptas em várias partes do mundo.

A nudez também é usada em protestos, essa forma de protesto foi popularizada na década de 1960, geralmente são protestos contra guerras ou exploração, ou a favor de direitos.
A nudez também pode ser usada como punição ou humilhação, principalmente quando feita em público. Durante a caça às bruxas, as supostas bruxas eram despidas para tentar se encontrar marcas para serem usadas como evidências, durante a II Guerra Mundial a nudez era usada para humilhar prisioneiros em campos de concentração.