PATRIOTISMO: orgulho do meu país
Patriotismo é um sentimento de amor e respeito à Pátria e aos seus símbolos, tais como a Bandeira, o Hino Nacional, o Hino da Bandeira, o Hino da Independência, etc. É o espírito de solidariedade que une as pessoas em torno de interesses comuns em beneficio da pátria. São atitudes de devoção, que sentimos principalmente nas comemorações de datas cívicas, como a Semana da Pátria, comemoração da Proclamação da República, etc. .
O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor maneira possível.
Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:
· Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
· Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.
· Desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas do seu país em competição.
A virtude do patriotismo pressupõe que as pessoas desenvolvam a capacidade intelectual para atuar com justiça em virtude de reconhecerem e assimilarem alguns valores. Mas para isso é preciso que haja uma base afetiva que pode ser desenvolvida durante toda a vida e muitas vezes isso começa na infância quando a escola proporciona a vivência de momentos em que a pátria é exaltada ou ainda enfatizando símbolos e hinos.
O sentimento patriótico se forma a partir de uma atração para o lugar de nascimento ou o lugar em que vive e a identificação com os valores da pátria faz toda a diferença na formação do cidadão. Quando essa identificação não existe exercer a cidadania se torna muito difícil, seja no seu lar, na sua cidade ou no seu país.
É necessário que exista esse sentimento de achar que “pertencemos” para amarmos e defendermos.
Entretanto, o que temos visto é um “abatimento” desse sentimento patriótico no Brasil. Isso não é bom e se deve a uma série de problemas que tem assolado nosso país há muito tempo.
Grande parte dos problemas estão relacionados à educação e ao civismo, ao avanço desordenado das cidades, a falta da presença efetiva dos governos na melhoria de condições de vida da população que sofre sem infraestrutura, com a falta de emprego, de áreas de lazer, arborização e segurança, tudo isso gera espaços destinados à marginalidade e ao desprezo dos próprios ocupantes.
O patriotismo não é para ser imposto, mas sim conquistado pelas pessoas por meio de uma vida digna, porque patriotismo também é sinônimo de dignidade.
Hoje, muitas crianças aprendem patriotismo apenas na copa do mundo, nas olimpíadas...
A Bandeira nacional, em período de Copa do Mundo, muitas vezes vira estampa de peças íntimas ou roupas cotidianas, o que caracteriza desrespeito aos símbolos da pátria.
É necessário resgatar os valores pátrios, buscar ser um verdadeiro cidadão; um ser pensante que não se submete a fanatismos e participa de mudanças, que de fato, conduzam a comunidade a um patamar de vida melhor, pois ser patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país, sua cultura ou nação.
Apesar de tudo, o povo brasileiro é guerreiro e ama seu país, é preciso que venham as mudanças, as melhorias para que esse povo tenha cada vez mais “orgulho de ser brasileiro”!
Por: Willen Júnior, Ana Frandcielly e Gabriel Araújo