Século da Mineração no Brasil


No Brasil uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas foi a mineração, por parte dos europeus a partir do século XVI, expedições portuguesas partiam da Bahia para o interior do país, com o objetivo de encontrar minas de prata. Já no final do século XVII foram encontradas as Minas de Ouro na atual região de Minas Gerais.
A partir de então, a mineração passou a ser a atividade econômica mais importante da colônia. Com a notícia de que haviam sido encontradas novas jazidas de ouro a exploração aumentou por parte de pessoas de parte do mundo todo. Já que quem descobriu todo aquele ouro foram os bandeirantes paulistas eles queriam o monopólio para sua exploração e não conseguiram deter os forasteiros e a partir daí começou a guerra com estes forasteiros essa guerra ficou conhecida como “Guerra dos Emboabas” entre 1708 e 1709.
O governo controlava rigidamente a exploração do ouro e retinha parte do ouro encontrado: a quinta parte de todo ouro produzido era destinado ao governo. Esse imposto ficou conhecido como “quinto”.  A mineração tomou o lugar do açúcar, esse foi o período conhecido como ciclo do ouro. Uma cidade bastante explorada foi a atual Ouro Preto-MG, na época Vila Rica.
Serra Pelada

É uma região localizada no estado do Pará que, na década de 1980, foi invadida por milhares de pessoas que buscavam enriquecimento por meio do garimpo. O major do Exército Sebastião Curio, era responsável pela organização do garimpo. Rapidamente a área se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo. Muitos garimpeiros acreditavam em ficar ricos mas a maioria morria durante o trabalho.
As condições de trabalho eram muito precárias, calor intenso, utilização de escadas danificadas, barrancos altamente perigosos, poeira de monóxido de ferro no ar que era inalada pelos trabalhadores, mesmo sendo prejudicial aos pulmões. A produção em 1992, e ocorreu a paralisação da extração de ouro na região.
A companhia Vale do Rio Doce recebeu uma indenização de 59 milhões do Governo Federal, pois tinha direitos sobre as jazidas invadidas.
Em 2002, o Congresso Nacional aprovou um decreto que permitiu aos garimpeiros a execução de suas atividades em uma área próxima a Serra Pelada. Em poucos meses mais ou menos 10.000 garimpeiros para essa região.

Rompimento da Barragem de Mariana na e Brumadinho

No dia 5 de Novembro de 2015, o rompimento da Barragem de Fundão da Mineradora Samarco deixou 19 mortos e causou uma enxurrada que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues-MG. No dia 25 de Janeiro de 2019 ocorreu o mesmo processo com a barragem da Mineradora no município de Brumadinho na região Metropolitana de Belo Horizonte também em Minas Gerais.
A barragem de Fundão possuía cerca 56,6 milhões de m³ de lama de rejeito e cerca de 43,7 milhões de m³ vazaram os rejeitos atingiram o Rio Doce e seus afluentes matando milhões de peixes essa foi considerada a maior tragédia ambiental do Brasil.
O rompimento da barragem de Brumadinho causou uma grande avalanche de rejeitos de minério de ferro. A barragem 1 da mina Córrego do feijão rompeu e a lama atingiu a área administrativa e o refeitório da Vale, assim como a comunidade da Vila do Ferteco, vale ressaltar que as sirenes de alerta não foram tocadas talvez pela velocidade que tudo aconteceu, a 165 mortes confirmadas e 155 desaparecidos, a lama atingiu o Rio Paraupeba e a área vegetativa de 147,38 hectares.
Kaick e David