Trilogia santa: Fé e costumes juninos

        Junho é mês de festa junina e também de três santos queridos na devoção popular: Antônio, João e Pedro.             
     

      Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal. Santo Antônio, chamado Fernando, nasceu em Lisboa,  em 15 de agosto de 1195. Entrou para a Ordem dos Agostinianos em 1209 e aí permanece até encontrar um grupo de monges franciscanos que estavam indo pregar o evangelho aos sarracenos. 

      O impacto desse encontro marcou sua vida. Ele integra-se a ordem franciscana e adota o nome de Antonio em homenagem à Santo Antão. Em uma viagem a Marrocos, Antonio sofre uma enfermidade que o faz retornar à  Portugal. Passando pela Itália, desembarca na Sicília e indo até Assis se encontra pela primeira vez com São Francisco. Lecionou nas escolas de Bolonha de Tolosa e de Mompinher. 

      Santo Antonio morreu aos 36 anos, em 1231 no dia 13 de junho e em menos de um ano, o papa Gregório IX o declara santo. Em 1946, Pio XII dá-lhe o título de "Doutor Evangélico".
Os portugueses trouxeram para o Brasil, a devoção de Santo Antônio., que foi introduzidas em Pernambuco. Ele é o santo dos nichos e barraquinhas, e também o oráculo das povoações, soldados, o santo  familiar e protetor de casamento.


  
      É festejado no dia 13 de junho e em  vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus      pedidos. Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada "os responsos, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.
 
      
Também há o São João, que foi um apóstolo, e  é um santo muito respeitado pelos católicos, para mostrar a devoção que os católicos tem ao santo eles fazem passeatas e saem de um lugar a outro levando a imagem do santo, nas cidades são realizadas festas nas ruas e tem muito forró, casais e pessoas solteiras saem para as ruas para dançar, beber e se divertir a bessa. As festas são muito divertidas e todos adoram participar.

      No Nordeste existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos. a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão são símbolos conhecidos por remeterem o nascimento de são João.

      Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição fala que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. 

      São Pedro foi apóstolo de Cristo. Ele é tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa.Uma das principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos. Escritos pelos discípulos:  Mateus, Marcos, João e Lucas.
     São Pedro nasceu em 67 d.C. na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Ele era pescador trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que traduzido para o grego signifiava Petros, determinando ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros pregadores da fé cristã pelo mundo. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.


     Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, Pedro fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze apóstolos. Participou dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Foi o primeiro apóstolo a ver Cristo após a Ascensão. Presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

      Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I. Foi encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso foi executado por ordem de Nero. Ele pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.


        Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.


       Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".


      No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.



Alunas: Mylena Mascarenhas, Steffane Santana e Sara.