Magia Elemental é o Sistema de Magia que se utiliza
dos elementos como símbolos para a prática de rituais. Historicamente, o
sistema ocidental de classificação dos elementos tem suas raízes na
Grécia antiga, na tentativa de explicar o cosmo e o ser humano. Assim, o
estudante pode tanto buscar a Magia Elemental para compreender o mundo
ao seu redor quanto para de maneira subjetiva, entender a si mesmo.
Assim, aos elementos foram atribuídas algumas características principais:O Fogo é quente e seco
A Água fria e úmida
O Ar quente e úmido
A Terra fria e seca
Note-se que, dependendo da visão utilizada, os elementos podem ser apenas símbolos para um ritual como objetos que possuem o mesmo tipo de energia do que aquela que se busca durante determinado ritual.Os elementos normalmente são representados pelas cores Vermelho para o Fogo, Azul para Água, Amarelo para o Ar, Verde para Terra e Preto para o Espírito.
O Elemento Ar pode ser comparado à Função Pensamento, caracterizado pela capacidade de tomar decisões objetivas, lógicas e coerentes. Assim, o predomínio deste elemento/função tende a levar o indivíduo à uma preferência por escolhas racionais, planejadas e eficazes.
O Elemento Água pode ser comparado à Função Sentimento, caracterizando subjetivamente um indivíduo que tem a preferência por sentimentos fortes, mesmo que tristes. A predominância deste elemento no indivíduo faz com que ele tenda a levar em conta valores ao tomar decisões.
O Elemento Terra pode ser comparado à Função Sensação, que seja a observação do concreto, do detalhe, do sólido. A experiência concreta, obtida por meio dos sentidos sempre prevalecerá. Subjetivamente este elemento faz com que a pessoa esteja sempre no presente, no agora, no momento atual, pronta para tomar decisões imediatas.
O Elemento Fogo pode ser comparado à Função Intuição, possuindo como característica a abstração, é uma forma de apreender informações que leva em conta o passado, o futuro e as implicações das escolhas. Trata-se de uma análise do efêmero permeada por processos inconscientes. Leva-se mais em conta a valoração dos objetos do que o objeto em si, relacionando-a com experiências passas ou informações inconscientes.
No pensamento Taoísta Chinês são os cinco elementos que constituem a natureza, portanto influenciam todos os setores de nossa vida.
A primeira pessoa conhecida a ter escrito sobre os cinco elementos foi Tsou Yen, da escola "Cosmologista" ou Yin-Yang, o qual viveu no terceiro século A.C.. Mas, mesmo em relação a ele, os textos originais foram perdidos, e tudo o que sabemos é o que o historiador han Ssu-ma Ch'ien (Sima Qian) diz sobre ele no Shih Chi (Shiji, "Registros Históricos"), a primeira grande história dinástica chinesa.
Componentes : Diagne Vitória , Elen Beatriz , Gabriela Santos , Julia Carolina