Crise de energia

  

                                          CRISE ENERGÉTICA BRASILEIRA


   A situação crítica de abastecimento de energia elétrica não a culpa não é somente da falta de chuvas. Durante as últimas décadas o crescimento da população, as necessidades de irrigação da agricultura e maiores usos industriais da água, aumentaram o consumo de água. Como este é também o principal combustível de nosso sistema elétrico e não houve um aumento proporcional da capacidade de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas, a vazão de nossos rios tem que atender a uma demanda cada vez maior de usos não energéticos. Esses fatos são mais evidentes em regiões mais densamente povoadas, como o sudeste.


   O BRASIL JÁ SOFREU UMA CRISE A CHAMADA ´Crise do apagão´

  
   A crise do apagão foi uma crise nacional ocorrida no Brasil, que afetou o municiamento e fornecimento de energia elétrica, ocorreu entre 1 de julho de 2001 e 19 de fevereiro de 2002, entre o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, sendo causada por falta de planejamento e investimentos em geração de energia. "Apagão" é um termo que designa omissão ou falta de energia elétrica frequentes, como Blecautes de maior duração.

   Isso aconteceu por que a maioria do pais utilizava hidrelétricas e ata hoje e em 2001 ouve uma escassez de chuva, e para piorar os reservatórios das hidrelétricas estavam baixo.      Para manter usinas emergenciais de geração de energia, foi feita pelo Governo Federal o chamado Seguro-a pagão, adotado de março de 2002 a junho de 2006 e acunhado oficialmente como Encargo de Capacidade Emergencial.

 Uma grande campanha para estimular a economia de energia, tanto em residências, quanto indústrias publicou a necessidade urgente de redução no consumo nacional. Houve racionamento na região Sudeste. O resultado foi a superação da crise.

  O prejuízo causado por essa crise foi de R$ 54,2 bilhões. Uma consequência da crise foi a elaboração de um plano de recuperação do setor de energia elétrica que obteve resultados que podem ser vistos hoje, como um melhor planejamento do setor e investimento na geração de energia elétrica.


  O MUNDO SEM ENERGIA!


Uma pesquise fala que se o mundo ficasse sem energia elétrica o mundo:

Voltaria para o feudalismo
O Planeta entraria em pânico
Haveria queda de governo e luta pela sobrevivência
Fim do mundo moderno

Idealizadores : Lucas Vitório, João Lucas Araújo