América Negra : Trajétoria dos Africanos na América

Os africanos não vieram para a América de livre espontãnea , foram trazidos para cá para para trabalharem como escravos , com os avanços da cana-de-açúcar no Nordeste na metade do século XVI. 

No Brasil os africanos eram chamados por sua etnia , mas sim pelo nome do porto ou onde deviam ser embarcados. 



Nas fortalezas do litoral africano, homens, mulheres e crianças eram forçados a embarcar em navios pequenos e frágeis, conhecidos como navios negreiros. A viagem das praias da África Ocidental para o Brasil durava de 30 a 45 dias, conforme o lugar de partida e chegada. As condições de viagem eram péssimas, a comida era pouca e de má qualidade. As pipas de água também eram poucas, para não ocupar lugar no navio. Assim, cada escravo recebia apenas um copo a cada dois dias. Alguns bebiam água do mar e adoeciam.

                                                                         Trabalho
Os escravizados trabalhavam de 12 a 15 horas por dia: começavam entre 4 e 5 horas da manhã e iam até o anoitecer. Por vezes, as manhãs dos feriados e domingos eram usadas para conserto de cercas, estradas e outros serviços. O homem trabalhava como agricultor, carpinteiro, ferreiro, pescador, carregador e em várias outras funções. A mulher cultivava a terra, cuidava dos doentes, colhia e moía a cana, lavava, passava, fazia partos, vendia doces e salgados, etc.



Alunos : Gabriel e João Vitor
Professor : Flávio Di Souza