Festejos de Junho: Alegria dos Nordestinos

Festejos Juninos do Nordeste

  O nordeste é a região com muito conteúdo junino um dos maiores São João do mundo e no Nordeste muitas festas, comidas e o muita cultura em suas histórias. Então vou lhe mostrar o que acontece no São João Nordestino.

CULTURA



 Em Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, o São João e festejado com shows, apresentações de quadrilha e teatro ao ar livre, com espetáculo da chuva de bala, a encenação fala da tentativa de Lampião de entrar na cidade mas enxotado pelo povo.                                         


 COMIDAS   

                              

  Como o São João e na grande época de colheita de milho as comidas típicas em sua maioria e derivada do milho exemplo:

Pipoca
Cuscuz
Pamonha
Bolo de Fubá
Canjiquinha



DANÇAS 


  As danças juninas são bem animadas, e com contesto histórico forte muita coreografia e roupas chamativas e alegres, a região do nordeste já ganhou muitos prêmios com sua grande demonstração. Alguns estados como Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte entre outros.



FREVO


  Ela e junção de capoeira, com o ritmo do frevo nasceu o passo, seu nome frevo vem de frever, por corruptela frever, que passou a significar agitação, confusão rebuliço. Existem 3 tipos de Frevo o de rua, o de canção e o de bloco. E ela e uma das mais conhecidas danças juninas nordestinas.
Dançar frevo pode ser bom mas você tem que ter um boa forma física ela lhe ajuda no estado físico e mental.

BUMBA-MEU-BOI 


  Dança dramática presente em várias festividades, como o Natal e as festas juninas, o bumba-meu-boi tem características diferentes e recebe inclusive denominações distintas de acordo com a localidade em que é apresentado: no Piauí e no Maranhão, chama-se bumba-meu-boi, ela e como uma dança teatral pois tem uma história atrás dela, um marido resolve atender a seu desejo e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era seu patrão, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. 


QUADRILHA


A dança mais conhecida em festas juninas no Brasil principalmente no nordeste, dançada por homens e mulheres, ela espera um bom preparo físico do dançarino. Então veremos sua história.  
Uma dança original holandesa com influência portuguesa e também inglesa que teve seu apogeu em XVII na França onde foi chamada de “cachoeira”. No Brasil foi original chamada de Quadrilha de arraiais. 







Alunos: Lucas Vitorio, João Lucas