Catástrofes

Catástrofes pode acontecer em qualquer  hora e qualquer lugar independente do que seja ou onde esteja.
Existem dois tipos de catástrofes, as naturais e as humanas. As catástrofes humanas são aquelas que acontecem por intervenção humana, como a queda de um avião, o naufrágio de um navio, entre outros. Já as catástrofes naturais ou ambientais são aquelas que são causadas pela própria natureza, sem a interferência do ser humano, como os terremotos, tufões, furacões, erupções vulcânicas, entre outros. Algumas vezes, alguns desses fenômenos podem ser provocados pelo homem pelo seu mau uso da Terra, com o desmatamento, a poluição que acaba com a camada de ozônio gerando, por exemplo, o derretimento de geleiras ocasionado para formações de Tsunamis.
Não sabemos quando vai acontecer  Os desastres geológicos ambientais somente serão evitados quando houver a produção de conhecimentos técnicos, capazes de identificar, compreender, monitorar e orientar quanto aos processos de uso e ocupação do solo urbano e o seu necessário gerenciamento nas políticas governamentais.
Acontece também pela grande ação do homem na natureza com a poluição, desmatamento não tem a devido preocupação pois podemos nos prejudicar no futuro e já estão saindo os resultados a grande seca na capital de São Paulo, Dos mais de 96 milhões de cidadãos impactados pelos desastres naturais nos últimos 20 anos no país, 50,34% foram vítimas da falta de água as secas e estiagens também estão castigando os brasileiros e, sobretudo, os nordestinos.
 As catástrofes naturais são as mais perigosas, pois muitas vezes não podemos prevê-las ou, pior, podemos prevê-las, mas não impedi-las de matar muitas pessoas e animais. Atualmente, os cientistas estão fazendo de tudo para aprimorar seus equipamentos para que qualquer fenômeno possa ser detectado com muita antecedência para que possa impedir ou pelo menos evacuar o local que será atingindo.
Atualmente, o aquecimento global vem sendo o principal responsável dessas catástrofes e é o homem que está fazendo com que exista esse fenômeno, transformando-o em: enchentes, calor intenso, seca, extinção de animais, epidemias de doenças e, o principal, o degelo dos pólos do planeta. Veja, a seguir, as principais catástrofes naturais de todo o mundo e de todos os tempos, sendo as que mais deixaram desabrigados, feridos e mortos.
No Brasil a ocorrência de desastres naturais aumentou 268% na década de 2000, em comparação aos 10 anos anteriores. 
O que mais preocupa é que, entre os desastres que mais tiveram aumento de incidência, estão as inundações e os movimentos de massa, como deslizamentos, que são os que mais geram vítimas fatais.
    Em fim,   as transformações que o ser humano opera no ambiente não vêm sempre no sentido de aumentar a vulnerabilidade das populações aos desastres naturais, porem  há medidas preventivas  que podem ser tomadas como dois processos que andam em velocidades diferentes,  assim, a transformação, a urbanização, é muito grande e, nos anos mais recentes, ocorreram cada vez mais em áreas de risco.

Por tanto é imprescindível que haja conscientização de toda a sociedade para as mudanças de atitudes pensando em  um mundo mais seguro e integro, com melhores condições de vida para os que neles vivem e para as gerações futuras.
                     

Alunas: Elen Cardozo, Brenda Matos e Michele.