O crime não compensa? Criminalidade brasileira

Tratando-se de violência física ou roubo no Brasil os pais e responsáveis da vitima se sentem incomodados com tamanha situação e chega a se questionar se ‘’o crime compensa ou não’’. Fomos ensinados dentro da nossa família que pegar o que não nos pertence não é certo, ou seja, roubo. Dizem-nos desde sempre que roubar não é um bom caminho para se ter as coisas e sim conquistar ou merecer.
Em um depoimento retirado do site http://www.correiodeuberlandia.com.br/ temos o ponto de vista de um amigo dos pais da vitima:
- Esta indagação me foi feita, recentemente, por um amigo de infância. Indignado pelo fato de seu filho ter sido vítima de roubo no qual além de perder o relógio e o celular, a vítima levou uns petelecos e chutes causando-lhe um olho bastante roxo e algumas lesões leves.
Consternado com a situação vivenciada pelo amigo, procurei responder-lhe em um contexto geral e lhe disse: “trata-se de uma questão difícil convencer alguém na posição em que você se encontra, mas os dados indicam que o crime não compensa”! Após um café e boas lembranças de nossa infância, em que a criminalidade não era banalizada, despedimo-nos, e logo pensei: “É claro que se houvesse uma postura mais rígida em sustentação das leis, poderia ser outra realidade”.
“O crime não compensa”! É isso que ouvimos desde nossa infância, sempre acompanhada por diversas histórias dando, como diziam nossos pais e avós, uma “lição de moral”. Entretanto, à vista da criminalidade em nosso país, mostrada nos mais diversos meios de comunicação, os cidadãos, acredito, podem, sim, questionar pelo que eles assistem e leem, sobre os criminosos e suas prisões: “Será que o crime não compensa no Brasil”?
Como percebemos o crime não nos leva a ter uma vida boa pelo lado certo, e sim ter uma ‘’boa’’ desrespeitando as leis e correndo riscos de ser preso ou até de perder a vida em um dos seus ataques.
Agora já no caso da política brasileira o crime compensa se atualmente os políticos fazem lavagem de dinheiro ou desvio e não presos nem punidos normalmente nem descobertos, temos a conclusão que para eles o crime compensa não ficam detidos nem 24h quem dirá cumprir pena.
Um das coisas que é interessante dizer e analisar é que eles ainda falam que a criminalidade brasileira anda crescendo e assustando a todos, como não crescer se eles são os responsáveis por tudo isso?  





Alunas: Emili Abreu e Nathali Lima