Governos Interinos: Presidentes Temporários

Muito provavelmente você já sabe que a Presidente Dilma Rousseff está passando por processo de cassação de seu mandato presidencial, e também sabe que no lugar dela, assumiu temporariamente o vice-presidente Michel Temer. Esse novo governo Temer é considerado “interino”. Mas, o que isso significa?
A palavra “interino” significa algo que é temporário, algo provisório, passageiro. Nesse contexto, vamos voltar no tempo e relembrar alguns governos interinos do Brasil. Vamos nos aprofundar em 3 presidentes: José Sarney, Itamar Franco e, o atual, Michel Temer.

José Sarney (1985)
Esse Presidente interino era o vice-presidente de Tancredo Neves, que viria ser o primeiro presidente após o fim do período da ditadura, porém, morreu antes de tomar posse, passando a assumir seu vice, o José Sarney.

Itamar Franco (1992)
Itamar Franco era, na época, o vice presidente de Fernando Collor, que, como muitos já sabem, sofreu o processo de impeachment, o que ocasionou a perda de seu mandato. E assim, ocasionalmente, assume Itamar Franco.

Michel Temer (2016)
E, por último, temos o atual presidente interino em exercício, Michel Temer, que, como já sabemos, está no comando enquanto prossegue o processo de impeachment da presidente Dilma, só nos resta saber se Dilma será absolvida, voltando assim a presidência, ou perderá de vez o seu mandato.


Por: Daniel Carneiro, Filipe Martins e Matheus Monteiro.